Saúde

Conheça alguns dos benefícios das frutas para a saúde

Pesquisa do Ministério da Saúde revela: hábito de comer frutas, ainda, é pequeno no Brasil.

Maurício Araya / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h52

SÃO LUÍS – Elas são saborosas e, por conter fibras e alguns compostos, são capazes de reduzir riscos de vários tipos de doenças. Elas podem ser, ainda, importantes aliadas contra o envelhecimento, além de melhorar a voz. Mesmo com tantos benefícios, há quem se esqueça de consumir as frutas no dia a dia.

É o que revela uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde: o hábito de comer frutas, ainda, é pequeno no Brasil. Apenas 18,9% da população consomem cinco porções diárias – o equivalente aos 400 gramas recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) –, como mostra o levantamento.

De acordo com a nutricionista e educadora física Ana Carolina Heluy, as frutas possuem substâncias essenciais para o bem-estar do nosso corpo. "Elas nos fornecem energia, porque elas são carboidratos simples, elas têm açúcar. Então, a primeira vantagem delas é essa. Depois, elas, também, nos fornecem vitaminas, sais minerais, fibras. São componentes que são imprescindíveis para o bom funcionamento do organismo", explicou em entrevista ao Imirante.comouça na íntegra.

Segundo ela, não existem frutas que sejam imprescindíveis. Na alimentação, o equilíbrio é fundamental, mas aquelas que não podem faltar no cardápio são as que contêm as vitaminas A, com função antioxidante, e C, com grande importância para o sistema imunológico. "Quanto maior a variedade você consumir, melhor. Cada fruta fornece determinados nutrientes", ressalta.

Cascas

Algumas das mais importantes propriedades das frutas estão onde grande parte das pessoas costuma descartar: a casca, que é adstringente e, ajudam a "limpar" o organismo – melhoram o funcionamento das cordas vocais, por exemplo.

Retirar a casca da fruta resulta na diminuição do seu valor nutricional. "Nem toda fruta a gente pode comer com casca, é claro, mas, se puder comer, melhor, porque é na casca que estão, além das vitaminas e sais minerais, muitas fibras. Então, a gente está tirando uma das propriedades mais ricas, que são as fibras, que a gente sabe que reduz o colesterol, glicemia, previne algumas doenças em função disso", esclarece Ana Carolina Heluy.

Suco: vilão?

 Copo de suco de laranja pode conter 300 calorias. Foto: Divulgação.
Copo de suco de laranja pode conter 300 calorias. Foto: Divulgação.

Um hábito saudável, mas não tão recomendado pela nutricionista, por ser considerado um "vilão". "Ele é líquido e algumas pessoas acham que ele não tem caloria e que ele não engordaria. Não, de jeito nenhum. O suco, ele tem muita caloria. Ainda mais se você colocar bastante fruta nesse suco. Para dar um exemplo, uns 200 ml de um copo do ingênuo suco de laranja, em que você coloque quatro laranjas, ele vai proporcionar quase 300 calorias. É muita caloria. Então, o mais inteligente é você consumir uma laranja, com a fibra, que vai te dar muito mais saciedade e retardar tua fome", diz.

Se, ainda assim, você preferir consumir sucos, a dica da nutricionista e educadora física é diluir o suco em água, e não acrescentar mais calorias com o uso de açúcar, uma vez que a fruta já possui a frutose – um tipo de açúcar encontrado nas frutas. O melhor é adotar o adoçante.

Função antioxidante

Como já foi dito, as frutas possuem substâncias antioxidantes. Questionada pela reportagem, Ana Carolina Heluy explicou ao Imirante.com que, essas substâncias ajudam no combate aos radicais livres, "substâncias reativas que se oxidam, que estão presentes no nosso organismo e são nocivas".

Os radicais livres aumentam quando o organismo é submetido a fatores como alimentos industrializados e refinados, gordura saturada, poluição, excesso de radiação solar, fumo e consumo de bebidas alcoólicas.

Em pequena quantidade, os radicais são eliminados pelo próprio organismo. O problema é quando estão em nível elevado: podem causar danos para as células o organismo, acelerar o envelhecimento e induzir à cardiopatia, doença de Parkinson e Alzheimer.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.