Pesquisa

Produção científica do MA é representada na 66ª SBPC

Imirante.com, com informações da Fapema

Atualizada em 27/03/2022 às 11h52

SÃO LUÍS - Alunos de iniciação científica, bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), compartilham com o público da 66ª Reunião Anual para o Progresso da Ciência (SBPC), suas pesquisas e mantêm grandes expectativas quanto à troca de experiências. A programação da SBPC que ocorre até este domingo (27) na Universidade Federal do Acre, em Rio Branco.

A 66ª Reunião Anual da SBPC possui um espaço para a apresentação de pôsteres de alunos de todo o país, entre os quais o estudante Felipe Matias, representando o Maranhão, que pesquisou mais uma alternativa para o tratamento da tuberculose.

Segundo o estudante, do campus da Universidade Federal do Maranhão em Balsas, a iniciativa para o desenvolvimento desta pesquisa se deu pela observação de pessoas contaminadas pela tuberculose no município onde mora. O trabalho conta com a orientação da professora doutora Regina Maria de Mendes Oliveira.

O estudante e sua orientadora estão pesquisando um novo fármaco para o tratamento da doença. Felipe, que iniciou a pesquisa em 2013, apresenta pela primeira vez um pôster em uma reunião da SBPC. “Minha expectativa é que as pessoas conheçam o nosso trabalho e sejam incentivados a realizar novas pesquisas também. Estou gostando dessa experiência e pretendo apresentar outros trabalhos em outros congressos”, afirmou o aluno.

Ainda na sessão de pôsteres, representando o Maranhão, estão os alunos do Colégio Militar 2 de Julho. Os estudantes do 3° ano do ensino médio, Adriano Fonseca e Daniel Silva, orientados pelas professoras Francisca França e Marta Reis, realizaram um trabalho de conscientização voltado para jovens 13 a 18 anos da escola onde estudam.

O foco do trabalho é informar o público quanto às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e seus modos de prevenção. Por meio de palestras, seminários a equipe do projeto atua na escola, informando e prevenindo os jovens.

A equipe recebeu apoio da Fapema por meio do edital de apoio à Participação em Eventos Científicos – APEC. “A importância de estar aqui é grandiosa em disseminar esse conhecimento, de forma que estamos em um evento nacional. Estamos dando um importante passo para a pesquisa científica e para a popularização do nosso ensino”, declarou a professora Francisca França.

Além de apoiar a participação de alunos no evento, o governo do Estado participa da reunião com um estande da ExpoT&C, onde estão expostos livros, revista e CDs mostrando o que está sendo produzido por pesquisadores maranhenses.

O estande, coordenado pela Fapema, tem recebido um grande público interessado em conhecer a pesquisa regional e também os atrativos turísticos e culturais do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.