Projeto Estação Saúde

SES e Vale levam atendimentos a passageiros de trem

Divulgação/Secom

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54

MARANHÃO - Os passageiros que embarcaram na Estação Ferroviária de Açailândia rumo a São Luís e outras cidades, nessa sexta-feira (30), tiveram uma viagem ainda mais salutar. É que a Secretaria de Saúde do Estado (SES), em parceria com a Vale, promoveu o projeto Estação Saúde, que ofereceu atendimentos e serviços de atenção básica, durante todo o percurso Açailândia/São Luís.

Ao todo, 30 profissionais, entre enfermeiros, psicólogos, odontólogos, entre outros, atuam na iniciativa que é coordenada pela Superintendência da Atenção Primária da SES e, na quinta-feira (29), movimentou o percurso contrário, São Luís/Açailândia. O objetivo da ação é conscientizar a população que mora nos 23 municípios cortados pela Estrada de Ferro Carajás sobre a importância de cuidados com a saúde.

As atividades começaram ainda na Estação de Açailândia, com a realização de atividades lúdicas para chamar a atenção dos viajantes e a equipe dando detalhes do projeto. Depois, de maneira divertida, enfermeiros da equipe, caracterizados como palhaços, circularam por todos os vagões convidando os passageiros para se dirigirem as áreas de atendimento.

Na viagem, os passageiros tiveram acesso a atividades de diagnóstico, orientação e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, promoção da saúde da mulher, do idoso, do homem e bucal. Foram desenvolvidas ações em saúde mental, da criança e do adolescente, nutrição, além de medidas de combate a hepatite B e C e tuberculose, de prevenção a DST/Aids, com a realização de testes rápido de HIV e sífilis.

Durante o percurso, também foram distribuídos kits de saúde bucal (com escova de dentes, creme e fio dental), preservativos, lubrificantes e produtos de higiene pessoal. Além disso, os passageiros receberam folderes educativos, assistiram a vídeos e participaram de atividades laborais com educador físico.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.