Chuvas

Governo do Estado emite nota sobre ações contra alagamentos

Foi informada a recuperação de rodovias estaduais e ações de auxílio a atingidos pela chuva.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54

SÃO LUÍS - O Governo do Estado informou, por meio de nota, as medidas tomadas para evitar danos causados pelas chuvas e conter os prejuízos já registrados. O comunicado ressalta o trabalho das Secretarias de Segurança Pública e Defesa Civil e a recuperação de trechos de rodovias estaduais na região metropolitana da capital.

Veja, a seguir, a nota na íntegra:

O Governo do Estado, por meio das Secretarias de Segurança Pública (SSP) e de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc) e da Defesa Civil, está prestando apoio à Prefeitura de São Luís no auxílio às famílias atingidas pelas fortes chuvas que caíram na cidade neste sábado (10). Homens da Defesa Civil Estadual passaram a noite de sábado (10) e madrugada de domingo (11) ajudando o município no deslocamento de famílias que tiveram suas casas alagadas em diversos pontos da cidade.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, coronel Vanderley Pereira, além da ajuda às famílias atingidas, especialmente na região da Apaco (Cidade Operária) e Sá Viana, a Defesa Civil Estadual também atendeu casos de quedas de árvores e muros. A Defesa Civil Estadual está com um efetivo de quase 200 homens prontos para ajudar a população. “Orientamos as famílias que residem em áreas de risco de desabamento e de alagamentos, que desocupem esses locais o quanto antes ou solicitem a ajuda do poder público”, disse o coronel Vanderley Pereira.

A Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc) também está acompanhando a situação das famílias atingidas, verificando a demanda de cada uma.

Em relação às estradas que cortam a região metropolitana da Ilha, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) já está trabalhando emergencialmente nas MAs 201, 202 e 204 na recuperação de trechos danificados pela força das chuvas.

Quanto à Barragem do Bacanga, a Sinfra informa que o nível das águas subiu além do esperado neste sábado (10), por conta do alto índice de chuvas. E no momento da chuva mais intensa não foi possível abrir as comportas, pois o nível do mar também estava elevado.

A secretaria esclarece, ainda, que os problemas no local já foram sanados. As comportas estão abertas e a barragem opera normalmente.

Secretaria de Comunicação Social

Governo do Estado do Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.