Reforço

Governadora entrega 395 viaturas e efetiva 68 novos delegados e sete coronéis

Os investimentos na aquisição de veículos chegam a R$ 32 milhões.

Imirante.com, com informações da Secom

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54
Governadora entrega 395 viaturas e efetiva 68 delegados.
Governadora entrega 395 viaturas e efetiva 68 delegados. ( Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Com o objetivo de reforçar o policiamento na capital e no interior do estado e garante mais segurança à população maranhense a governadora Roseana Sarney fez a entrega, nesta quarta-feira (7), de 395 viaturas, a efetivação de 68 novos delegados e sete coronéis. Os investimentos na aquisição de veículos chegam a R$ 32 milhões e para este ano, segundo informou a governadora, ainda serão entregues mais 230 carros, 15 ambulâncias e 10 viaturas Auto-Bomba Tanque.

“Só este ano, o meu Governo incorporou à tropa mais de 1.800 PMs, 380 policiais civis e 122 bombeiros. Nunca, em nenhum outro Governo, tantos policiais ingressaram nas forças militares do Maranhão em tão pouco tempo. E, além de termos reforçado o número de policiais, investimos no reaparelhamento dos comandos em todas as unidades da polícia de cada região, com presença em todos os 217 municípios do Maranhão. Determinei ainda a qualificação de todos os profissionais militares”, declarou Roseana Sarney.

A governadora também destacou em seu pronunciamento que, como forma de valorizar a Polícia Militar do Maranhão, foi garantido, no começo deste ano, o aumento linear no salário de 7%. A solenidade que marcou a entrega de veículos e a apresentação dos novos delegados e coronéis foi realizada no Palácio dos Leões, com a presença do secretário de Segurança, Ricardo Murad, senadores,deputados federais, estaduais e prefeitos.

Participaram ainda os adjuntos de Inteligência e Ações Estratégicas da SSP, Laércio Costa; e de Articulação e Desenvolvimento Institucional, coronel Antônio Roberto dos Santos; a delegada geral da Polícia Civil, Maria Cristina Resende; os comandantes gerais da Polícia Militar, coronel Zanoni Porto, e do Corpo de Bombeiros, Vanderley Pereira, o secretário chefe do Gabinete Militar, José Ribamar Vieira, entre outras autoridades.

O secretário Ricardo Murad destacou que esse reforço na segurança vai refletir na garantia de mais tranquilidade para a população. “Hoje, o problema da segurança alcança as populações do mundo inteiro, do Brasil e do Maranhão. Por isso, o governo realiza investimentos constantes no setor, com novos equipamentos, incremento do efetivo e qualificação profissional, para garantir maior tranquilidade às famílias de todo o estado”, afirmou o secretário.

Comprometimento

Para Marcos Sousa Amorim, um dos novos delegados que passa a incorporar a Polícia Civil, a cerimônia de efetivação é um momento importante para o profissional. “Todos que estão nomeados foram muito bem capacitados pela Academia de Polícia Civil e estão prontos para contribuir para a melhoria da segurança em todo o estado, garantindo à sociedade um bom atendimento, com eficácia e comprometimento”, disse.

A delegada geral da Polícia Civil, Cristina Resende, contou que o reforço vem em momento oportuno. “Viaturas e armamentos não têm sido o problema da Polícia Civil. Temos hoje equipamentos e precisamos fazer com que os delegados, o pessoal da Polícia Civil estejam empenhados e a nomeação desses novos profissionais é muito importante para nós”, destacou Cristina. Os 68 novos delegados efetivados nesta quarta-feira (7) já representam incremento de 75% no número inicial previsto no edital, que era de 40.

Viaturas

Foram entregues às forças policiais 241 viaturas, 152 motocicletas e 2 ambulâncias. São 131 viaturas modelo Pálio Weekend Adventure para a Polícia Militar, distribuídas entre os batalhões da capital e do interior; 100 Pálios Weekend Adventure para a Polícia Civil - superintendências e para serem empregados nos trabalhos de investigação; e 10 para o Corpo de Bombeiros.

O comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Zanoni Porto, disse que os investimentos vão dar ainda mais condições para os policias enfrentarem a violência não só na Região Metropolitana, mas também no interior do estado, reduzindo o índice de criminalidade. “A governadora Roseana Sarney está dando continuidade a seu projeto de melhoria do sistema de segurança pública com a entrega dessas novas viaturas e o aumento do efetivo da polícia”, destacou.

O Corpo de Bombeiros também foi beneficiado com o recebimento de duas ambulâncias fruto do convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça.

Todos os veículos entregues vêm com a identidade visual-acústica, logomarca, rádio de comunicação, suporte para armas, sirene, giroflex, espaço para contenção de presos, entre outros equipamentos. Já as motocicletas vêm completas, com sirene, bagageiro, capacete, painel digital com giroflex em LED na cor branca, considerado o mais moderno para as polícias do país.

“Esperamos com este reforço melhorar as atividades de vistorias técnicas e também levar mais segurança para os municípios de Timon e Bacabal, que serão contemplados com as duas ambulâncias. Aqui em São Luís vamos distribuir as viaturas e as motocicletas montando um novo projeto para realizar os atendimentos emergenciais em via pública”, detalhou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Vanderley Pereira.

Novos coronéis

Com a promoção de 07 oficiais ao posto de coronel, o governo reforçar o quadro da segurança pública e dá prosseguimento às ações que visam coibir a criminalidade no estado. Com a medida, o efetivo de coronéis na PM é elevado em 40% e passará de 18 para 25 homens. Foram promovidos os oficiais Carlos Eduardo Abreu Gomes, José de Ribamar Silva Carvalho, Laércio Ozório Bueno, Marco Antônio Alves da Silva, José Frederico Gomes Pereira, Zózimo Paulino da Silva Neto e Raimundo Nonato Santos Sá.

Os novos coronéis serão designados para trabalhar em diferentes unidades da PMMA, entre elas o Comando de Policiamento da Área Metropolitana 2 (CPAM 2), o Comando de Policiamento da Área Metropolitana 3 (CPAM 3), o Comando de Segurança Comunitária e a Diretoria de Inteligência e Assuntos Estratégicos.

SAIBA MAIS

PERFIL DOS NOVOS CORONÉIS

Marco Antonio Alves da Silva - Tem 46 anos de idade, sendo 27 dedicados à Polícia Militar. Foi comandante do 4º BPM, sediado em Balsas, e do 3º BPM, sediado em Imperatriz. Até então, chefiava a Agência Central de Inteligência da PMMA. É o comandante do Policiamento Metropolitano desde novembro de 2013.

Raimundo Nonato Santos Sá - É casado, natural de São Luís, Maranhão, nasceu em 31 de agosto de 1966. Iniciou sua carreira militar em 1985, na Marinha do Brasil, como marinheiro, na Base Almirante Ari Parreira, em Natal, Rio Grande do Norte. Aprovado em concurso público para a Polícia Militar do Maranhão em 1986, é Bacharel em Segurança Pública, pela Universidade Estadual do Maranhão. Atualmente comanda o Batalhão de Polícia de Choque.

José Frederico Gomes Pereira - Natural de Juazeiro (BA). Foi fundador do Grupo de Operações Especiais no 3º BPM, sediado em Imperatriz. Comandou o Batalhão de Choque no período de 2002 a 2010. Foi comandante do 9º BPM de 2012 a abril de 2014. Atualmente, é chefe do Estado Maior do Comando de Policiamento Especializado (CPE).

José de Ribamar Silva Carvalho - Tem 49 anos de idade e ingressou na PMMA em 1984. Foi comandante da 4ª Companhia Independente em Chapadinha, do 11º BPM em Timon e chefiou seções do Estado Maior do Comando do Policiamento Metropolitano (CPM), do Estado Maior do Comando do Policiamento do Interior (CPI), Ouvidor Agrário da PMMA. Atualmente atua no Gabinete do comandante-geral da PMMA.

Laércio Ozório Bueno - Natural do Rio Grande do Sul, tem 45 anos de idade e 22 anos de serviços prestados à PMMA, é bacharel em Ciências Contábeis com especialização em Gestão de Segurança Pública. Foi comandante de vários batalhões e atualmente comanda o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), responsável pela formação dos policiais aprovados no último concurso público.

Carlos Eduardo Abreu Gomes - Tem 54 anos de idade, 35 anos de atuação na Polícia Militar. Foi comandante da Companhia Independente de Choque (1995-1997), da 2º Companhia Independente em Bacabal, ajudante Geral da Polícia Militar por duas vezes, e chefe da 3º seção. Atualmente é comandante de Policiamento de Área do Interior.

Zózimo Paulino da Silva Neto – Natural de São Luís, tem 45 anos, é bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar de Paudalho (APMP), em Pernambuco. Foi adjunto da 1ª Seção do Estado Maior Geral, comandante da Companhia do Comando Geral e Subcomandante da Academia de Polícia Militar. É assistente do comandante-geral, desde novembro de 2013.

NOVOS COMANDOS

- Comando de Policiamento da Área Metropolitana 2 - Atuará nos municípios de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar.

- Comando de Policiamento da Área Metropolitana 3 - Englobará os bairros da Área Itaqui-Bacanga e do Distrito Industrial de São Luís.

- Comando de Segurança Comunitária - Responsável pelo planejamento e coordenação dos órgãos e USCs no estado.

- Diretoria de Inteligência e Assuntos Estratégicos - Trabalhará a análise de dados e informações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.