CPI dos Combustíveis

CPI dos combustíveis deve ser instalada até sexta-feira

Comissão quer investigar alta da gasolina e formação de cartel em postos de São Luís.

Diego Torres / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56
Deputado Othelino Neto (PC do B), autor da proposta que cria a CPI dos Combustíveis. Foto: Divulgação Assembleia.
Deputado Othelino Neto (PC do B), autor da proposta que cria a CPI dos Combustíveis. Foto: Divulgação Assembleia.

SÃO LUÍS - Deve ser instalada até a próxima sexta-feira, dia 4 de abril, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa (AL-MA) que vai apurar as causas da repentina e simultanea alta no preço da gasolina e a formação de cartel em postos de combustíveis de São Luís. A CPi foi proposta pelo deputado Othelino Neto (PC do B) e teve o apoio de 20 dos 42 deputados estaduais.

Agora, depende somente da indicação dos membros de três blocos parlamentares - Bloco Parlamentar pelo Maranhão, União Democrática e o Parlamentar Democrático Progressista - a instalação da comissão. Segundo Othelino, após essa indicação será marcada a primeira reunião de trabalho da CPI.

Autor da proposta e otimista quanto a seu resultado, Othelino Neto, disse que não houve resistência dos deputados à instalação da CPI, com exceção de Marcos Caldas (PRP) que, se manifestou contrário e chegou a afirmar que "dono de posto não tem lucro com gasolina".

Na semana passada, uma audiência pública na AL-MA convocada pelo deputado Bira do Pindaré (PSB) que teve a participação da promotora do Consumidor, Lítia Cavalcanti, tratou da situação. No entanto, a ausência do presidente do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis, Orlando dos Santos, foi duramente criticada e considerada por Bira como "um desrespeito à Casa". Por meio de sua assessoria, o sindicalista informou que não poderia ir à reunião em função de uma entrevista coletiva marcada para o mesmo horário. Na ocasião, Orlando dos Santos informou de mais um aumento no preço dos combustíveis.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.