Empreendedorismo

Saiba o que é necessário para ser um empreendedor

Entidades auxiliam quem quer dar o primeiro passo no mercado.

Maurício Araya / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

SÃO LUÍS – Com incentivos do governo federal e alguns setores do mercado promissores, o momento é das micro e pequenas empresas. Dados da pesquisa internacional Global Entrepreneurship Monitor (GEM) – que avalia o empreendedorismo no mundo a partir de indicadores comparáveis – mostra que o Brasil atingiu, em 2013, o nível mais elevado de empreendedores por oportunidade dos últimos 12 anos. Com de 71% dos empreendedores iniciais por oportunidade – e 28% por necessidade, segundo o estudo –, o país está à frente dos cinco países do Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) – veja a pesquisa na íntegra.

Já no mês passado, os pequenos negócios apresentaram o melhor resultado para o mês desde 2011, de acordo com levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE): do saldo total de postos de trabalho com carteira assinada criados (148,1 mil), 56,8% das vagas foram criadas por micro e pequenas empresas em todo o país. Em alguns setores, como o da construção civil, o índice ultrapassou os 96%.

Para se tornar um empreendedor é necessário, no entanto, ter consciência que a atividade traz consigo alguns riscos. Quem faz o alerta é a analista de Projetos do Sebrae no Maranhão, Keila Pontes. Ela explica que para todo empreendedor, são necessárias algumas características. "A primeira delas é buscar informações. Buscar informações sobre o mercado, informações sobre o negócio que ela quer montar, ter disciplina, ter determinação, qualidade, eficiência no que vai fazer, prestar um bom atendimento e, principalmente, se preocupar com os riscos, riscos calculados", disse em entrevista ao Imirante.comouça na íntegra.

No Maranhão, a Associação dos Jovens Empresários (AJE-MA), assim como o Sebrae, auxilia novos empreendedores. O presidente da entidade, Claúdio Gomes, destaca que diversas atividades são desenvolvidas com o objetivo de fomentar o empreendedorismo no Estado. "Nós temos diversas ações de fomento. Nós temos concursos de startups, que são novos negócios e, principalmente, voltados à área de inovação; nós temos cursos de capacitação; nós temos um programa chamado ‘Mutirão da Gestão’, onde os associados são convidados a visitar determinadas empresas, e nós damos, ali, um feedback ao empresário. E, também, para quem quer começar a empreender, a montar o seu negócio, e nos procura, nós damos os primeiros passos com eles, ajudamos, acompanhamos o desenvolvimento total do projeto da pessoa", afirma.

"Planejamento é tudo"

Entre as características de um empreendedor está a capacidade de se organizar e se planejar. Mesmo não sendo garantia de sucesso, montar um planejamento é o primeiro passo para alcançar o êxito. "A gente orienta na elaboração do plano de negócio, sobre uma visão geral do mercado, do cenário, até para minimizar os riscos de montar um empreendimento", explica Keila Pontes.

E, de início, quem deseja empreender pode começar individualmente. "Com a inovação do MEI (microempreendedor individual), surgiu uma classe que, antes, ficava sem se documentar, sem estar regulamentado, e, com isso, eles podem contratar uma pessoa. Então, aumentou, ainda, muito mais. A pessoa que, antes, vivia na irregularidade, agora, quer que esteja tudo certinho, com cadastro na prefeitura; cadastro na Receita Federal e no próprio Estado, para comprar e vender de fora, com preços mais competitivos. Então, eles tendem a crescer ainda mais", diz o presidente da AJE-MA.

Keila Pontes destaca os setores mais prospectivos para os microempreendedores individuais. "Existe um mercado amplo para diversas áreas, para diversos segmentos. O setor de serviços está crescente. O comércio, também", completa a analista do Sebrae.

Orientações

Para obter mais informações sobre como empreender, basta buscar os postos de atendimento do Sebrae. Em São Luís, a sede do serviço fica na avenida Carlos Cunha, bairro do Jaracati. Também é possível obter informações sobre cursos de capacitação e orientações pelo telefone 0800-570-0800 (ligação gratuita), e pela internet.

Já a AJE-MA funciona na sede da Associação Comercial do Maranhão (ACM), localizada na praça Benedito Leite, nº 264, Centro. Outras informações, também, estão disponíveis na página eletrônica da associação na internet.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.