Saúde

Municípios do Maranhão recebem recursos para ações de controle do sarampo

No Estado, recursos serão destinados às cidades de Alcântara, Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar e São Luís.

Imirante.com, com informações do Planalto

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

SÃO LUÍS – O Ministério da Saúde autorizou o repasse financeiro de R$ 3,7 milhões para 67 municípios da região Nordeste para intensificação das ações de controle da doença. As localidades foram Alagoas, Bahia, Maranhão, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe, consideradas de maior risco para a disseminação da doença.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (17), e o recurso é do Fundo Nacional de Saúde (FNS) para os fundos de saúde. No Maranhão, são, ao todo, R$ 696.768,20 em recursos destinados aos municípios da Região Metropolitana: Alcântara, Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar e São Luís.

A ação foi tomada diante da necessidade de interromper a atual situação de transmissão da doença nesses Estados, e impedir que o vírus possa acometer pessoas das outras regiões. Na região Nordeste, destaca-se, ainda, a importância da realização de campanha de vacinação indiscriminada contra sarampo, para as crianças de seis meses a cinco anos de idade.

O sarampo é uma doença de elevada transmissibilidade, que pode acometer crianças e adultos. Do total de casos confirmados em Pernambuco e no Ceará, 49% e 51 %, respectivamente, ocorreram em crianças menores de um ano de idade, grupo que, em situação de normalidade, não tem recomendação da vacinação de rotina nos serviços de saúde.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.