Empreendedorismo

Incentivos ampliam participação de mulheres empresárias no Maranhão

Em 2013, abertura de empresas teve crescimento de 6,5% no Estado, segundo a Jucema.

Maurício Araya / Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 11h57

SÃO LUÍS – Os diversos incentivos oferecidos pelo governo, como pequenas taxas e redução na burocracia, fizeram crescer, em 2013, o número de abertura de empresas no Maranhão. De acordo com a Junta Comercial do Maranhão (Jucema), o crescimento foi de, aproximadamente, 6,5%. Também cresceu a participação de mulheres empresárias no Estado.

De acordo com a secretária-geral Jucema, Cledinice Bastos da Fonseca, a participação delas foi ampliada nos mais diversos ramos de atividade comercial. "Hoje, a gente já vê, em todos os lugares, uma participação muito grande da mulher como empresária, em todas as atividades econômicas. (...) Hoje, ela está ativa em todas as atividades econômicas, principalmente nessa área empresarial. Ela sempre esteve ativa. Ela sempre foi aquele ‘braço direito’ do marido, ajudando-o com as despesas ou na manutenção da sua casa", enfatizou em entrevista ao Imirante.comouça na íntegra.

O crescimento no índice de abertura de empresas no Estado, segundo Cledinice Fonseca, se justifica, também, pelo mercado, que é promissor. "Não só pelo interesse e pela facilidade, mas, também, o próprio mercado, o próprio governo, que tem facilitado muito e aberto linhas de financiamento. Tudo isso tem criado expectativa aos negócios", diz.

Vantagens

Entre as principais vantagens de sair da informalidade, explica a secretária-geral, está a possibilidade de receber os benefícios da Previdência Social. Para se formalizar, o interessado ou interessada deve incluir as informações da empresa – como, por exemplo, endereço, nome empresarial e atividade econômica – que quer abrir no Cadastro Sincronizado Nacional (CadSinc), para verificação por órgãos como a Receita Federal, Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e prefeituras. O prazo varia entre dois a cinco dias úteis, conforme o porte da empresa – se é uma microempresa ou uma sociedade anônima (S.A.).

Todos os passos para a formalização e modelos de documentos estão disponíveis na internet, na página eletrônica da Jucema. A sede da Junta Comercial, em São Luís, fica localizada na Praça João Lisboa, nº 328, Centro. Outras informações podem ser obtidas, ainda, pelo telefone (98) 2106-8500.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.