Paralisação

Delegados da Polícia Civil do Maranhão fazem paralisação de 24h

Nos dias 27 e 28 de fevereiro, a categoria promete parar por 48h.

Liliane Cutrim/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h57

SÃO LUÍS - Os policiais civis do Maranhão fizeram uma paralisação de 24h, nesta quinta-feira (20), cobrando do governo do Estado melhores condições de trabalho. Na manhã desta quinta, a categoria se reuniu com o secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, e com a delegada-geral, Cristina Menezes, para discutir as reivindicações.

As principais reivindicações dos delegados são: pagamento de precatório, reajuste salarial de 6%, melhorias na infraestrutura das delegacias, entre outras questões. Segundo a Associação dos Delegados Civis do Maranhão (Adepol-MA), durante a reunião de hoje, eles só ouviram o secretário e a delegada-geral, mas não aceitaram nada. Segundo a Associação, o governo só quer dar reajuste de 60% em cima dos 6% pedidos pela categoria. Ainda de acordo com a Adepol, não ficou nada acertado na reunião e a categoria vai fazer outra reunião para tratar do concurso de remoção.

No comunicado de paralisação enviado ao governo do Estado, a Associação informou que a paralisação será gradativa. De acordo com o documento, nos dias 27 e 28 de fevereiro, a categoria vai parar novamente, mas dessa vez será por 48h.

Em entrevista ao Imirante.com, a delegada-geral, Cristina Menezes, afirmou que a reunião foi proveitosa, pois a SSP esclareceu os equívocos das reivindicações. Segundo a delegada, a categoria pede que o orçamento da Polícia Civil seja gerido pela própria polícia. Cristina afirmou que isso já acontece. “O orçamento é enviado diretamente do tesouro do Estado para a Polícia Civil e não da SSP. Eles são gestores de seus próprios recursos. Sabemos que o valor é pouco, mas é o que está sendo possível repassar”, afirmou.

Sobre a construção e reforma das delegacias a delegada-geral disse que o problema é ter autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para restaurar as delegacias que ficam nos prédios tombados pelo patrimônio histórico.

Em relação ao pagamento de precatório, Cristina Menezes garantiu que o secretário Aluísio Mendes vai enviar à governadora Roseana Sarney um pedido para que ela dê uma previsão de pagamento aos delegados. Sobre as demais reivindicações, a delegada afirmou que o secretário, também, se comprometeu de enviá-las para a governadora para que ela tome as providências. Cristina Menezes afirma que não há previsão de greve por parte dos delegados, e que os plantões, mesmo com a paralisação, funcionam normalmente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.