Entrevista

Médica especialista e gestor público falam sobre campanha do HPV

A meta local é imunizar 221 mil adolescentes maranhenses em 2014.

Luciano Dias/ Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h57

SÃO LUÍS - O Papiloma Vírus Humano (HPV), é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV, sendo que 32% estão infectadas pelos tipos 16 e 18.

O Secretário Adjunto de Vigilância e Saúde, Alberto Carneiro, e médica ginecologista, Fúlvia Estefânia Padre e Fechine, falam sobre a campanha aqui no Imirante.

¨A vacina estará disponível nos postos de saúde a partir de março, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e será destinada a adolescentes do sexo feminino na faixa etária entre 11 e 13 anos de idade. O nosso objetivo é prevenir o câncer do colo do útero¨, disse o Secretário Alberto Carneiro.

Esta é a primeira etapa da campanha que terá ainda mais duas fases. A segunda será em 2015, quando a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e a terceira em 2016 para as meninas de 9 anos.

De acordo com o Ministério da Saúde serão enviadas ao Maranhão 464,4 mil doses da vacina ao longo de 2014. A meta local é imunizar 221 mil adolescentes maranhenses em 2014.

Para atingir esta meta, a estratégia de vacinação será disponibilizar, além das doses nos postos e unidades da rede pública do país, vacinação também nas escolas públicas e particulares.

¨ Lembramos que a vacina não substitui a realização do exame preventivo, o Papanicolau, e nem o uso do preservativo nas relações sexuais. São as melhores formas de evita o HPV¨, disse a ginecologista Fúlvia Estefânia Padre e Fechine.

Na presença de qualquer sinal ou sintoma do HPV, é recomendado procurar um profissional de saúde, para o diagnóstico correto e indicação do tratamento adequado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.