Trabalho Escravo

Trabalho escravo: mais de 70 foram libertados em 2013

Os dados foram apresentados em evento da Sedihc, nesta terça-feira.

Imirante.com, com informações da Sedihc

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58

SÃO LUÍS - Os dados de fiscalização do trabalho escravo no Maranhão foram apresentados nesta terça-feira (28), durante em evento realizado pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), em conjunto com a Comissão Estadual para a Erradicação do Trabalho Escravo do Maranhão (Coetrae-MA).

 Dia 28 de janeiro é Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Foto: Divulgação.
Dia 28 de janeiro é Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Foto: Divulgação.

Segundo a Superintendência do Trabalho e Emprego do Maranhão, de 2008 a 2012, 81 estabelecimentos foram fiscalizados e mais de 500 trabalhadores resgatados. Em 2013, 20 estabelecimentos foram fiscalizados, mais de 70 trabalhadores libertados de trabalhos análogos à escravidão e 232 autos de infração foram lavrados.

O evento marcou o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. A data foi escolhida para lembrar os três auditores fiscais e o motorista do Ministério do Trabalho e Emprego assassinados no dia 27 de janeiro de 2004, durante fiscalização na Zona Rural da cidade de Unaí-MG.

Para 2014, a secretária de Estado de Direitos Humanos, Luiza Oliveira, informou que os programas de defesa e prevenção continuarão sendo realizados. “Em maio, uma ação em Santa Helena será desenvolvida para mobilizar as equipes de assistência social, a gestão municipal e os trabalhadores da região quanto logística de combate ao trabalho escravo, prestando assistência não só às vítimas, quanto aos seus familiares. Além disso, continuaremos com a Caravana da Liberdade, agora na Região Tocantina”, explicou a secretária.

O evento contou com a presença de trabalhadores rurais e representantes de diversas entidades, que tiveram a oportunidade de participar da Oficina de Prevenção ao Trabalho Escravo, com a procuradora do Trabalho e Coordenadora de Combate ao Trabalho Escravo no MPT-MA, Virgínia de Azevedo Neves.

Também participaram do encontro a Procuradora-chefa do Ministério Público do Trabalho do Maranhão, Anya Gadelha Diógenes; o secretário de Estado de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy; a promotora da Procuradoria Geral de Justiça, Lana Cristina Barros Pessoa; o auditor da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão, Sílvio Pinheiro; e a representante da Fetaema, Ana Maria de Oliveira Freitas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.