Educação

Maranhense é primeiro lugar do ITA após dois anos de preparação

Natural de Dom Pedro, ele batalhou durante dois anos, em jornadas de mais de 16 horas de ônibus para estudar.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58

SÃO LUÍS – O maranhense Marcos Santana de Oliveira, de 19 anos de idade, conquistou o primeiro lugar geral no vestibular 2014 do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), uma das mais prestigiadas instituições de educação do país. Natural de Dom Pedro, ele batalhou durante dois anos, em jornadas de mais de 16 horas de ônibus até Fortaleza para estudar. A capital cearense foi a com maior número de aprovados no vestibular.

Ele, que estudava no Colégio Farias Brito – que emplacou outros 30 aprovados –, conta que acordava cedo, chegava à escola por volta de 7h20 e ficava por lá até as 16h. A primeira tentativa para o ITA foi em 2011, no último ano do ensino médio. Não conseguiu. Com determinação, ele voltou aos estudos em busca pela vaga no instituto.

Em Fortaleza, Marcos entrou para uma turma de preparação específica para o ITA, na Associação Educacional Professora Noronha, e começou a se dedicar. Ele, que já havia sido aprovado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), diz que sentiu alívio quando soube do resultado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.