Concurso

Governo nomeia até 75% a mais do número de candidatos à Polícia Civil

Imirante.com, com informações da SSP

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58

SÃO LUÍS – Serão incorporados, este ano, aos quadros da Polícia Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e Agentes Penitenciários 2.611 mil novos profissionais, podendo este total ser aumentado, segundo o governo do Maranhão. A administração estadual garante que está trabalhando para que mais candidatos excedentes do concurso público sejam chamados em uma segunda etapa.

No último dia 10, teve início o processo de nomeação dos candidatos classificados no concurso da Polícia Civil para os cargos de Auxiliar de Perícia Médico Legal, Escrivão de Polícia, Farmacêutico Legista, Investigador de Polícia, Médico Legista, Odontolegista e Perito Criminal. Ao todo, estão sendo nomeados 381 candidatos, o que representa um aumento, em média, de 60% a mais do número de vagas previstas no edital, que era de 229. O acréscimo no efetivo geral de profissionais na Polícia Judiciária chega a mais de 20%. Para o cargo de Delegado de Polícia Civil estão previstas 40 novos vagas. A previsão da Secretaria de Estado de gestão e previdência (Segep) é de que sejam nomeados mais 30 excedentes. Só para esta categoria o aumento será de 75%.

Para o cargo de auxiliar de perícia médico-legal, o aumento no número dos servidores chega a mais de 1.000%.

Aumento

O aumento no número de nomeados ocorre em todos os cargos. Para o de investigador de polícia foram convocados 206 aprovados, sendo que foram ofertadas, no certame, 120 vagas. Já para escrivão, cargo que oferecia 40 vagas, estão sendo empossados 64. Outro salto neste somatório, diz respeito ao aumento de 75% no número de convocados do concurso para o cargo perito criminal, que inicialmente previa 8 vagas. A partir de agora, mais 14 peritos que vão reforçar e aperfeiçoar os trabalhos da perícia-criminal em todo o estado. Existe, hoje, na função de odontolegista apenas um profissional. A Lei determina que no Maranhão tenham cinco profissionais. O governo do Estado nomeou mais quatro aprovados, para que a população não seja penalizada com a falta desses profissionais.

Paralelo a isso, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) afirma que vai investir, em 2014, mais de R$ 100 milhões, com recursos do BNDES, em construções e reformas de modernas instalações, equipamentos, viaturas e armamentos para as instituições que compõem o sistema.

Prazos

Candidatos aprovados que, ainda ,não compareceram a Supervisão de Recursos Humanos na sede da SSP – localizada na avenida dos Franceses, S/N, bairro da Vila Palmeira, em São Luís – têm a até a próxima quinta-feira (23) para entregar a documentação exigida. O horário para o comparecimento é das 9h às 12h, e no período da tarde das 15h às 18h.

No ato da nomeação, o aprovado deve apresentar os seguintes documentos: cópias autenticadas da cédula de identidade, CPF, título de eleitor e comprovante da última votação e, ainda, para candidatos do sexo masculino, do documento de alistamento militar.

Além destes documentos, o candidato ele deve está munido dos atestados de antecedentes criminais, expedido pelas secretarias de Segurança Pública e as certidões negativas criminais da Justiça Federal e da Justiça Estadual, ambos dos lugares onde tenha residido nos últimos cinco anos e, ainda, atestado médico comprovando higidez física e mental do candidato expedido pela Junta Médica do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.