Morte em Pedrinhas

Mais um detento assassinado em menos de 24h, em Pedrinhas

Sildener Pinheiro Martins, 19 anos, assassinado na tarde dessa quinta-feira (2), no Centro de Detenção Provisória (CDP).

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h59

SÃO LUÍS - Mais um detento assassinado dentro do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. O preso, identificado como Sildener Pinheiro Martins, de 19 anos, assassinado na tarde dessa quinta-feira (2), no Centro de Detenção Provisória (CDP), conhecido como Cadeião. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap).

Segundo nota divulgada pela Sejap, Sildener foi morto a chuçadas em consequência de briga de imtegrantes da mesma facção criminosa (Leia, abaixo, a nota na íntegra). O assassinato foi no bloco Alfa do CDP. Ele era da sala 6 e foi encontrado morto na sala 13. O crime já está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios.

Essa é o segundo assassinato em menos de 24h, dentro do presídio em Pedrinhas. Na madrugada desta quinta-feira (2), o preso Josivaldo Pinheiro Lindoso, de 35 anos, foi o primeiro detento assassinado no Complexo Penitenciário de Pedrinhas em 2014. Na tarde desta quinta, a Secretaria de Segurança Pública apresentou os quatro presos suspeitos de terem assassinado Josivaldo Pinheiro.

Em 2013, segundo relatório do Conselho Nacional de Justiça, 60 detentos morreram nos presídios. Já em 2014, já foram registradas duas mortes em apenas um dia.

Leia a nota da Sejap, divulgada no início da noite desta quinta-feira (2), sobre o assassinato de Sildener Pinheiro Martins.

A Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) informa a morte do detento Sildener Pinheiro Martins, 19 anos, ocorrida na tarde desta quinta-feira (2), no Centro de Detenção Provisória (CDP) do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís.

Ele foi morto a chuçadas em consequência de briga de membros da mesma facção criminosa.

O crime já está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios.

Medidas

A Sejap reitera que uma série de medidas está sendo desenvolvida para devolver a normalidade ao sistema prisional do estado e para assegurar os direitos e a integridade de seus usuários. Uma Comissão de Investigação, instalada logo após as denúncias feitas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), está acompanhando todos os trabalhos nos presídios.

A Diretoria de Segurança dos Presídios do Maranhão, criada por determinação da governadora Roseana Sarney, está atuando desde esta sexta-feira (27) reforçando a segurança interna nas unidades prisionais da Região Metropolitana de São Luís.

Por meio do Programa Viva Maranhão, o governo está investindo na construção de novas unidades e no reaparelhamento do Sistema Penitenciário do estado.

O governo do Maranhão reafirma que continua agindo em conjunto com todos os setores e órgãos que atuam na defesa dos direitos humanos e daqueles que promovem a garantia da justiça e segurança.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.