Economia

Devolução de cheques em novembro foi de 8,89%, no Maranhão

Em todo o país, cheques sem fundos tiveram alta em novembro, revela indicador.

Imirante.com, com informações da Serasa Experian

Atualizada em 27/03/2022 às 11h59

SÃO LUÍS – O percentual de cheques sem fundos voltou a subir no mês de novembro, em todo o país. Ao todo, houve 2% de devoluções de cheques em todo o país, conforme revela o Indicador de Cheques Sem Fundos, da consultoria Serasa Experian. O percentual supera os 1,96% de cheques devolvidos em outubro último, e os mesmos 1,96% verificados em novembro do ano passado. Na comparação entre os acumulados do ano, os cheques devolvidos se mantiveram estáveis. De janeiro a novembro, houve 2,01% de devoluções, assim como em igual período de 2012.

Segundo os economistas da Serasa Experian, alta na inadimplência com cheques é reflexo não apenas do período mais intenso de compras por conta da aproximação das festas de final de ano, mas também por causa do acúmulo de sucessivas elevações do custo do crédito (aumento dos juros), onerando ainda mais o bolso do consumidor na hora de pagar as suas dívidas.

Estados e regiões

De janeiro a novembro, Roraima liderou o ranking de Estados que mais apresentaram cheques sem fundos com 10,79%. O Amazonas está na outra ponta da lista, com 1,38%. No Maranhão, a devolução de cheques em novembro foi de 8,89% do total de cheques compensados, maior que a devolução de 7,61% registrada em outubro. Em novembro de 2012, a devolução de cheques pela segunda vez por falta de fundos no Maranhão havia sido de 7,15% do total de cheques compensados.

Entre as regiões, a Norte foi aquela com maior percentual de cheques devolvidos (4,37%), ao passo que a Sudeste foi a com menor percentual (1,56%).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.