Estiagem

Governo do Estado lança "Operação Carros-Pipa"

<b>Imirante.com</b>, com informações da Secom

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

SÃO LUÍS – O governadora Roseana Sarney, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), assinou, na manhã desta segunda-feira (9), no Salão de Atos do Palácio dos Leões, termo de doação para a entrega de 258 kits de irrigação a 42 municípios maranhenses. O governo estadual lançou, ainda, a "Operação Carro-Pipa", que vai beneficiar 69 municípios maranhenses que decretaram situação de emergência decorrente dos efeitos da estiagem.

Serão entregues, também, 15 carros e sete motos, destinados aos Escritórios da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), com o objetivo de fortalecer as ações de defesa sanitária vegetal, executadas pelo órgão. O equipamento, que será entregue a prefeituras, associações e sindicatos rurais, utiliza as tecnologias de aspersão de baixa pressão (cobre uma área de até 1 ha/10 mil m²), e microaspersão e gotejamento (cobrindo uma área de até ½ ha/5 mil m²). Os veículos foram adquiridos por meio de convênio entre a Aged e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), num investimento total de R$ 1.982.510,35.

Serão beneficiados com os kits de irrigação, os municípios de Barra do Corda, Jenipapo dos Vieiras, Urbano Santos, Joselândia, Cidelândia, Carolina, Grajaú, Vargem Grande, Amarante, Buritirana, Governador Ribamar Fiquene, Imperatriz, Presidente Dutra, Bom Jardim, Bom Jesus das Selvas, Sítio Novo, Buritirana, Davinópolis, Estreito, Governador Edson Lobão, São João do Paraíso, Benedito Leite, Colinas, Jatobá, São Domingos do Azeitão, Morros, Presidente Juscelino, Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santa Luzia, São João do Caru, Vitória do Mearim, Zé Doca, Codó, Tutóia, Cantanhede, São Roberto, São José dos Basílios, Rosário, Santa Rita, Santo Amaro e Cachoeira Grande.

Já como parte da "Operação Carro-Pipa", 88 carros-pipa foram contratados com recursos da Secretaria Nacional de Defesa Civil, no valor de R$ 10,5 milhões. No Maranhão, a operação será executada pela Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.