Política

Direção Nacional do PT decide sobre eleição da sigla no Maranhão

A Executiva Nacional do PT vai decidir nesta segunda-feira (9), sobre a validade do resultado do Processo de Eleição Direta (PED) no Estado.

O Estado do MA

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

SÃO LUÍS - A Câmara de Recursos da direção nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) decide nesta segunda-feira (9) sobre a validade do resultado do Processo de Eleição Direta (PED) no Maranhão. A decisão nacional poderá confirmar a vitória de Raimundo Monteiro no primeiro turno do pleito petista ou marcar a realização de um segundo turno entre Monteiro e o segundo colocado, Henrique Sousa.

Esperada para a última quarta-feira, 4, a decisão da executiva nacional do PT sobre a situação do PED no Maranhão acabou não saindo. A reunião dos membros da Câmara de Recursos do partido não aconteceu.

Regulamento

De acordo com as regras, logo após a votação, a apuração deveria ser feita pelos diretórios municipais. Após a proclamação dos resultados nas cidades, os números deveriam ser repassados para a executiva estadual por meio eletrônico até o fim do dia 12 de novembro. A totalização do resultado estadual e envio dos números para executiva nacional deveriam ser feitos até o fim do dia 13 deste mês para a proclamação do resultado final.

A comissão eleitoral maranhense não conseguiu explicar os motivos pelos quais as regras não foram seguidas.

Impasse

O candidato Henrique Sousa sustenta que há a necessidade de anulação da votação em 40 diretórios municipais. Esses votos é que dão a vitória para Raimundo Monteiro no primeiro turno. Ele obteve 5.990 votos contra 2.250 de Henrique Sousa.

Com a eventual anulação da eleição em 40 municípios, Monteiro ficaria com apenas 2.856 votos, o que automaticamente inviabilizaria a sua vitória no primeiro turno.

Outra decisão

A executiva nacional do PT também decidirá sobre a eleição para o diretório municipal em São Luís. O segundo turno do PED em São Luís foi suspenso em 24 de novembro pela comissão eleitoral sob a alegação de que não havia segurança para que o processo fosse realizado;

No segundo turno estavam concorrendo Fernando Magalhães e Joab Jeremias. No entanto, não houve a eleição. Segundo a militância petista de São Luis, a decisão da nacional de suspender o PED estadual poderia ocasionar em problemas durante a votação.

Em nota, o diretório municipal alegou que o clima de insegurança e tensão instalado nos locais de votação inviabilizou a realização do processo eleitoral petista.

O posicionamento da direção nacional poderá levar a eleição municipal para o segundo turno ou encerrar o processo com a vitória de Fernando Magalhães, que foi o mais votado no primeiro turno do PED.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.