História

Corpo de Bombeiros do Maranhão comemora, nesta terça-feira, 110 anos de fundação

Solenidade na noite de hoje (3), no Centro de Convenções, marca comemorações.

<b>Imirante.com</b>

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

SÃO LUÍS – Uma solenidade militar a ser realizada na noite desta terça-feira (3), a partir das 19h, no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana, bairro do Cohafuma, em São Luís, marca as comemorações aos 110 anos de fundação do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM-MA). São esperadas, pelo menos, 400 autoridades civis, militares e eclesiásticas, nacionais e internacionais, que serão agraciadas com a medalha Alferes Moraes Santos, a mais alta comenda concedida a pessoas que contribuíram para o engrandecimento da corporação.

Estarão presentes na solenidade, o secretário de Estado da Segurança Pública, Aluisio Mendes; o secretário-adjunto de Inteligência, Laércio Costa; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel João Vanderley Pereira; além de secretários de estado, representantes dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo; comandantes de unidades do CBM-MA e seus familiares.

História

O CBM-MA foi criado, oficialmente, no dia 10 de dezembro, com a missão primordial e realizar atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros públicos no âmbito do Estado. É força auxiliar e reserva do Exército Brasileiro, e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil.

A corporação, instituída em 1901, foi efetivamente estruturada em 1903. Em 1926, foi incorporado à Polícia Militar do Maranhão (PM-MA). No período ditatorial do Estado Novo, foi desvinculado da PM, voltando a ser reintegrado em 1959. Pela Constituição Estadual de 1989, a corporação adquiriu autonomia da PM, efetivamente consolidada em 1992.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.