Premiação

Prêmio Fapema é entregue em noite de homenagens

Imirante.com, com informações da Fapema

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

SÃO LUÍS – A entrega do Prêmio Fapema ocorreu na noite desta segunda-feira (25), no Teatro Arthur Azevedo, em São Luís. Participaram da solenidade diversas autoridades. O secretário de Estado chefe da Casa Civil, João Abreu, disse que o Prêmio Fapema é um estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento do Estado. A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Rosane Guerra, destacou a melhoria qualitativa do prêmio e a oportunidade de participação dada a pessoas de outros Estados. “Este ano, nós temos uma empresa vencedora, o que caracteriza a diversidade do prêmio. Sem dúvida alguma, a cada edição do prêmio, a adesão é maior e isto prova o interesse pela ciência e pela tecnologia. Nesta edição, tivemos a participação de pesquisadores de outros Estados, os quais, sem dúvida, também contribuem para o sucesso do prêmio”, disse Guerra.

O Prêmio Fapema está na 9ª edição e, desta vez, o tema foi “Globalização e Ciência: Intercâmbio de Tecnologias para o Desenvolvimento do Maranhão”, escolhido por votação popular. Os vencedores receberam premiação em dinheiro, variando entre R$ 2 mil e R$ 10 mil, e troféus. Ao todo, 54 pesquisadores (incluindo os orientadores de projetos) foram agraciados nas categorias Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado, Pesquisador Sênior, Divulgação Científica, Inovação Tecnológica, Desenvolvimento Humano e Empresa Inovadora.

Um dos destaques foi o projeto “Cuidando do Futuro”, desenvolvido no município de Itapecuru-Mirim. O programa beneficiou 115 crianças e adolescentes das comunidades quilombolas por meio da redução da mortalidade infantil, atuando na capacitação de atores sociais - médicos, enfermeiras, agentes de saúde e integrantes da comunidade - como educadores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.