Premiação

Prêmio Fapema 2013 será entrega nesta segunda (25)

O evento ocorrerá no Teatro Arthur Azevedo, às 20h.

Imirante.com, com informações da Fapema

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

SÃO LUÍS - Nesta segunda-feira (25), será entregue o Prêmio Fapema 2013, destinado a pesquisadores maranhenses que desenvolvem projetos que têm contribuído para o desenvolvimento científico e tecnológico do Maranhão. O evento ocorrerá no Teatro Arthur Azevedo, às 20h.

Ao todo, serão agraciados 54 pesquisadores contando os orientadores. A cerimônia será presidida pela presidente da Fapema, Rosane Guerra.

Projetos que serão premiados

Dissertação de mestrado - "Propriedades físico-mecânicas do concreto de cimento portland contendo resíduo vítreo como agregado miúdo", vencedora do Prêmio Fapema na categoria Dissertação de Mestrado - Engenharias.

O trabalho vencedor foi desenvolvido por Edson Jansen Miranda Júnior, sob orientação do Prof. Dr. Antonio Ernandes Macêdo Paiva.

Pesquisa

"A cárie da infância: fatores de risco e consequências desse agravo na saúde sistêmica". Ela foi vencedora do Prêmio Fapema na categoria "Pesquisador Sênior - Saúde". A pesquisa foi desenvolvida pela doutora Cecília Cláudia Costa Ribeiro.

“Tratamento natural para a leishmaniose tegumentar”

Vencedora do Prêmio FAPEMA 2013, na categoria Pesquisador Sênior, modalidade Ciências Agrárias, desenvolvida pela professora doutora Ana Lúcia Abreu Silva.

“Protótipo capaz de bombear água utilizando energia solar”

A ideia veio do estudante de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Guilherme Farias, que desenvolveu um protótipo capaz de bombear água utilizando apenas energia solar. Com esse projeto, ele venceu na categoria Jovem Cientista, modalidade Engenharias.

Projetos inovadores

Pensando em reconhecer a importância dos inventores maranhenses e promover esse pensamento, o Prêmio Fapema trouxe duas categorias: Inovação Tecnológica e Empresa Inovadora. As duas contemplam as iniciativas que se preocupam com aquilo que é novo e criativo. "Os vencedores são projetos que conseguiram explorar, com sucesso, uma nova ideia na área de bens, serviços, ou seja, algo diferente e indispensável", explicou a coordenadora de Inovação e Empreendedorismo da Fapema, Hallyne Moreira.

No caso da Empresa Inovadora, o projeto apresentou o uso da inovação como forma de alcançar objetivos estratégicos. Assim sagrou-se vencedora na categoria a SM Sanduíches. O pequeno negócio informal se tornou rentável após um grande investimento na reformulação da marca de embalagens e na criação de novos produtos. Como resultado positivo, o empreendimento tem sido destaque na mídia nacional e internacional.

A SM Sanduíches conta com 4 linhas de produtos no mercado: Tradicional, Light, Gold e Kids. Esta última é o diferencial da marca, pois o projeto gráfico de suas embalagens tem uma abordagem lúdica. "Os 'monstrinhos devoradores' tem como objetivo estimular o interesse das crianças em um convite para que o ato de comer se torne uma brincadeira agradável e alegre", explicou Thiago Castelo Branco que coordena a empresa.

Já entre os projetos que concorriam à Inovação Tecnológica, venceu o "Sistema de Monitoramento Ambiental utilizando agente de software inteligente", da doutora em biotecnologia Raimunda Fortes. O aplicativo pode ser utilizado em ambientes estuarinos no estado e permite monitorar dois locais, simultaneamente comparando as características de um ambiente impactado com outro ambiente de referência.

O sistema de monitoramento mantém um provedor que está em conexão com um dispositivo móvel. Em campo, o pesquisador com esse software pode coletar informações, registrar no celular, que através da conexão com a internet ou por Bluetooth vai atualizar esses novos dados, do local em que estiver.

O software vai auxiliar gestores que trabalham na área ambiental e que precisam realizar suas atividades com base em informação científica para atualizar seus dados e tomar decisões. Hoje, essas informações podem levar de dois a quatro anos para serem obtidas. Com a tecnologia que foi desenvolvida esse processo será muito mais rápido e ajudará na preservação do ambiente catalogado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.