Motim

Princípio de motim em Pedrinhas deixa um agente penitenciário ferido

Segundo secretário da Sejap, Sebastião Uchôa, confusão foi logo controlada.

Diego Torres / Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03

SÃO LUÍS - Uma briga entre detentos na Casa de Detenção (Cadet), no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, deu início a um princípio de motim na manhã desta quinta-feira (12).

Segundo informações do secretário de Justiça e Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa, dois dos detentos que estavam na quadra de esportes brigaram e um deles tentou esfaquear o inimigo. Em seguida um dos agentes penitenciários atirou contra uma das paredes para dispersar a briga, no entanto estilhaços do tiro acertaram um dos agentes e causou a revolta dos internos que se rebelaram e iniciaram o motim.

Segundo informações da Sejap, os presos começaram a brigar durante o banho de sol. O secretário Sebastião Uchôa afirmou que a situação foi rapidamente controlada. Após a confusão, agentes do Grupo Especial de Operações Penitenciárias (GEOP) fizeram vistorias nas celas e fizeram a contagem dos presos.

Os detentos envolvidos na confusão são: Claudenir de Oliveira, baleado no pé; Fabiano da Silva, baleado no Joelho; Gersivan Madeira, esfaqueado. Segundo informações a briga teria começado entre os detentos Renê e Gersivan, por volta de 9h30 da manhã desta quinta-feira (12).

 Momento em que o preso Gersivan, que foi ferido, chega a penitenciaria. Foto: Heider Matos/Imirante.
Momento em que o preso Gersivan, que foi ferido, chega a penitenciaria. Foto: Heider Matos/Imirante.

Já pela tarde, chegou a Cadet, material de construção para consertar as grades das celas. A Cadet tem um total de 600 presos.

Veja a nota da Sejap sobre o motim

A Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) informa que ocorreu um incidente, na manhã desta quinta-feira (12), na Casa de Detenção (Cadest). No momento, a situação está sob controle e uma revista geral está sendo realizada na unidade.

O incidente teve início após briga de dois internos durante o banho de sol. A segurança da unidade interviu e, para separá-los, disparou um tiro contra a parede. Aproveitando a briga da dupla, os demais internos iniciaram um quebra-quebra, que foi logo contido pelos agentes.

Um agente do Grupo Especial de Operações Penitenciárias (Geop) ficou ferido, mas foi socorrido e passa bem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.