Profissionalização

Profissionais são formados para o Programa "Crack, é possível vencer"

Imirante com informações da SSP

Atualizada em 27/03/2022 às 12h04

SÃO LUÍS - Profissionais das Polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e da Guarda- Municipal estão sendo capacitados para atuarem nas ações do Programa “Crack, é possível vencer”. As aulas tiveram início nesta segunda-feira (2).

Esta é a terceira edição do Programa que é resultado de uma parceria entre os governo federal e Estadual. As outras duas edições ocorreram, uma em São Luís e a outra em Imperatriz. A capacitação é composta por mais dois módulos, sendo um destinado a “Rede de Atenção e Cuidado” e o de “Abordagem Policial a pessoas em situação de Risco”.

Na visão do secretário-adjunto de Desenvolvimento e Articulação Institucional, coronel Antonio Roberto dos Santos, o comprometimento das instituições é um dos pontos mais importantes para que se tenha resultados satisfatórios no combate ao avanço do crack. “É necessário, acima de tudo, que toda a sociedade esteja envolvida para impedir que mais pessoas sejam atraídas para o mundo das drogas”.

As ações desenvolvidas pelas instituições são articuladas de maneira integrada e seguirão três eixos básicos: Prevenção, Cuidado e Autoridade. Os profissionais atuarão em bases móveis. “Cada base dará mais mobilidade no atendimento preventivo, além disso, elas contarão com o aparato de câmeras de videomonitoramento que vão auxiliar os militares no controle e no planejamento de ações”, explicou o coordenador Estadual de Polícia Comunitária, o capitão da PM, Marcos Silas David.

Conteúdo

O curso se estende até o dia 27, com carga horária total de 160h. Será ministrado por delegados de Polícia Civil, oficiais da Polícia Militar e profissionais da área de Saúde.

O conteúdo envolve temas como Direitos humanos, Relações interpessoais, Mediação de conflitos; Mobilização Social; Estruturação dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs); Gestão pela qualidade na Segurança Pública e Gestão de Projetos.

Durante o curso, serão tratados, também, temas como Instrumentos do Direito internacional dos direitos humanos aplicados ao uso da força, presença, verbalização e postura policial; Instrumentos de menor potencial Ostensivo, Substâncias psicoativas: conceitos fundamentais; Epidemiologia do uso de drogas no Brasil; Políticas e legislação sobre drogas no Brasil; Princípios da abordagem psicossocial e O papel do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), entre outros.

“Estas capacitações dão os profissionais de segurança um olhar mais atento sobre a problemática das drogas. Esta soma de esforços é importante porque as instituições trabalharão com um plano focal estratégico e ainda sob a mesma linha de atuação”, comentou o secretário municipal de Segurança com Cidadania, Breno Galdino.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.