Educação

Seduc diagnosticará escolas da rede estadual

Divulgação/Seduc

Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

SÃO LUÍS - Para iniciar a instalação, de forma integrada e articulada, de uma proposta de acompanhamento, monitoramento e avaliação das escolas da educação básica, em todas as etapas e modalidades, 22 equipes da secretaria de Educação (Seduc) começam, nesta segunda-feira (17), a primeira fase da viagem de inspeção aos prédios das escolas da rede estadual localizadas nos 217 municípios maranhenses. As equipes serão formadas por técnicos do departamento de engenharia e da secretaria adjunta de Ensino.

Desenvolvida pela Seduc, por meio da secretaria adjunta de Ensino (SAE), em parceria com o Instituto Superior de Educação Continuada (ISEC), a proposta de acompanhamento, monitoramento e avaliação das escolas da educação básica, tem como foco elaborar um diagnóstico observando os aspectos da gestão, ensino e aprendizagem, recursos humanos, administrativo e infraestrutura.

Para a realização do trabalho de campo que deverá ser encerrado no dia 17 de julho, as equipes foram capacitadas pelos técnicos do Isec. Nesta sexta-feira (14), no prédio da SAE, foi encerrado treinamentos das equipes pedagógicas.

No Centro de Ensino Manoel Beckman, no bairro Bequimão, as equipes do departamento de engenharia participaram do encerramento da capacitação ministrada pela arquiteta do Isec, Luciana da Conceição de Sá Castro. Durante 15 dias, as equipes farão um levantamento dos prédios escolares da rede estadual, incluindo infraestrutura, condições físicas estruturais dos colégios, atualização e confecção de plantas de engenharia.

Segundo a secretária adjunta de Ensino, Leuzinete Pereira da Silva, “a Seduc realizará o diagnóstico educacional das unidades escolares e após tabulação e análise das informações, definirá metas e indicadores em conjunto com os setores e Unidades Regionais de Educação”.

Além dessas ações, ela disse que a secretaria precisa garantir o monitoramento e a avaliação das escolas como uma rotina, para que possa planejar e criar as intervenções com foco no sucesso escolar dos alunos.

O levantamento da situação e acompanhamento, monitoramento e avaliação das escolas é uma das ações da terceira etapa do acordo firmado pelo Governo do Estado, por meio da Seduc, com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) visando melhorar os indicadores educacionais do Maranhão.

A proposta de acompanhamento será efetivada por meio de uma ação integrada entre os diversos setores da administração central da Seduc, em parceria com os profissionais das escolas (gestores, supervisores, professores) e técnicos das Unidades Regionais de Educação. O diagnóstico será focado nos setores de recursos humanos, infraestrutura, gestão escolar e aprendizagem escolar. Cada um com terá como objetivo a aprendizagem do aluno.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.