Homenagem

SSP comemora 177 anos da PM no Maranhão

Divulgação/SSP 06/06/2013 às 18h45

SÃO LUÍS - A Secretaria de Segurança Pública (SSP) promove, nesta sexta-feira (7), a primeira Ação Cívico-Social da Unidade de Segurança Comunitária (USC), localizada na Avenida Argentina, Rua Peru, entre os bairros da Divinéia e Vila Luizão. O evento faz parte das comemorações do aniversário de 177 anos da Polícia Militar do Maranhão, voltado para atender a população que reside nos bairros em torno da unidade militar.

As atividades começam às 9h com a solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd). No total, 630 alunos, entre 9 a 12 anos, da Unidade de Ensino Básico João de Sousa Guimarães, que fica ao lado da USC na Vila Luizão, serão diplomados por terem participado das aulas e orientações educacionais ministradas por policiais militares, a cerca de como evitar e enfrentar às drogas e a prática de atos de violência.

A cerimônia será presidida pelo secretário de Estado de Segurança Pública, Aluisio Mendes, que estará acompanhado do secretário-adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos, Laércio Costa, dos comandantes gerais da PM, coronel Franklin Pacheco e do Corpo de Bombeiros, coronel Wanderley Pereira; da delegada geral da Polícia Civil, Cristina Meneses, e diversas autoridades, oficiais, praças e a comunidade.

De acordo com a coordenação, a programação se estenderá até às 17h. Será um dia inteiro de atividades educativas, culturais, de saúde e esportivas voltadas para mais de 100 mil moradores dos bairros da Vila Luizão, Divineia, Sol e Mar onde serão oferecidos serviços em diversas áreas, com atendimento médico (consultas em várias especialidades), atendimento odontológico, distribuição de remédios, expedição de documentos, modalidades esportivas, culturais, vacinação, distribuição de sopa e entrega de duas toneladas de pescado.

“Essa ação social está inserida nas nossas ações em benefício da população, que recebeu muito bem o projeto da Unidade de Segurança Comunitária. Esperamos dar nossa parcela de contribuição a esses cidadãos, que terão um dia inteiro de atividades e serviços sociais. Estamos esperando atender a mais de 100 mil que moram nessa região”, destacou o tenente-coronel Jorge Luongo, coordenador geral das USCs.

A Secretaria de Estado da Mulher (Semu) enviará uma carreta para fazer atendimento ginecológico e de prevenção do câncer, além de oferecer assistência jurídica às mulheres. Já a de Saúde (SES) destinará equipes de enfermeiros e médicos especializados, como pediatras, ginecologistas, clínicos gerais para fazer consultas e aplicação de vacinas.

Um parceria entre a PM, a Prefeitura de São José de Ribamar e o Serviço Social do Comércio (Sesc) vai montar um mutirão de odontologia com todo o aparato para oferecer aplicação de flúor e atendimento no local.

A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel) vai levar também o Programa Maranhão Feliz, que é uma iniciativa que visa incentivar a prática desportiva e de atividades físicas a crianças, jovens, adultos e idosos, proporcionando àquela comunidade atividades como futebol de travinha, basquete, vôlei, peteca, futsal, tênis de mesa, jogo de damas, dominó, xadrez, jogo de botões, queimado, capoeira e recreação.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Defensoria Pública e a Promotoria de Justiça também estarão participando da Aciso com advogados, assistentes sociais e defensores à disposição para atender ao cidadão. A comunidade, o empresariado local e a Unipas vão levar serviços voluntários de corte de cabelo, podologia, massagem e maquiagem.

Paralelo às atividades, acontecerá uma série de palestras voltadas para a comunidade, com temas sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), Dengue, Violência contra a Mulher, Primeiros Socorros, entre outras.

Atividades culturais e lúdicas

A Aciso terá ainda uma vasta programação cultural com como apresentações de danças culturais da própria comunidade, entre elas Cacuriá, Dança Portuguesa e Bumba-meu-boi, práticas esportivas, brincadeiras infantis e palestras com diversos temas.

O Batalhão de Choque fará apresentações do Pelotão Especial de Canil e a Tirolesa, o Esquadrão de Polícia Montada (EpMont) terá passeios de cavalos em torno da unidade. Já o Corpo de Bombeiros montará a parede de escaladas para as crianças.

Além disso, estará presente a BiblioSesc, uma unidade móvel de biblioteca que oferece para qualquer pessoa consultas e empréstimos de livros, jornais e revistas. A população tem livre acesso às estantes de livros e pode escolher qualquer exemplar bastando fazer um cadastro gratuito e informatizado.

Sobre a USC

O projeto das USCs tem como referência o modelo das UPPs do Rio de Janeiro. No Maranhão, apresenta inovações como a implantação de 10 câmeras de videomonitoramento que cobrem o perímetro de todo o complexo policial dando ao comando de cada unidade um controle, 24 horas por dia, de toda a movimentação.

As câmeras estão interligadas a um centro de comando instalado na própria Unidade e também no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), na sede da SSP.

A instalação física da primeira USC do Maranhão, inaugurada no dia 26 de fevereiro deste ano, atende uma população de aproximadamente 120 mil moradores compreendidos entre os bairros da Divinéia, Vila Luizão e Sol e Mar. Com aportes financeiros orçados em R$ 1.248.070,16 a unidade possui terreno com uma área total de 1.778 m², sendo 475 m² de área construída.

A Unidade oferece policiamento durante 24 horas, com um efetivo de 92 PMs, 12 viaturas, sendo 5 modernos carros, 4 motocicletas e 2 quadriciclos; além de 10 câmeras de videomonitoramento instaladas em pontos estratégicos em toda aquela região.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.