Turismo

Maranhão contabiliza participação em sete feiras nacionais de Turismo

Divulgação/Setur

Atualizada em 27/03/2022 às 12h08

SÃO LUÍS - Como forma de divulgar e atrair mais visitantes e negócios ao Maranhão, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) contabiliza, neste primeiro semestre, a participação em sete feiras de cunho nacional além de capacitações direcionadas a profissionais do setor. Segundo a coordenadora de eventos da Setur, Adriana Flexa, há uma logística que rege a participação do estado em eventos e que segue uma meta previamente traçada, levando em conta a importância e impacto da ação e o retorno a ser obtido.

“Trabalhamos com planejamento anual traçado com o objetivo de garantir a maior visibilidade ao estado e a melhor qualificação aos profissionais do setor. Depois de definida a participação e de acordo com o tamanho de cada evento, enviamos para as coordenações das feiras um briefing do que vamos precisar e expor. A partir daí, fazemos a projeção de investimentos e de rendimentos para o estado”, destacou Adriana Flexa.

Em todos esses espaços é feito, ainda, um trabalho institucional com a entrega direta de material promocional, exibição de filmes sobre os destinos do estado, além de degustação de iguarias tradicionais encontradas no Maranhão. A intenção é oferecer um pedaço do estado nesses eventos.

Dentro dessa proposta, de acordo com o secretário de Estado de Turismo, Jura Filho, as próximas ações já estão elaboradas. Para o segundo semestre, a Setur prepara participação em mais uma edição da feira que reúne agências de viagens de todo o país, realizada pela Associação Brasileira de Agentes de Viagens (Abav).

“Já estamos trabalhando a logística para a Feira da Abav que acontece em setembro. Para o evento, o objetivo é apresentar espaços que possibilitem uma viagem aos nossos principais destinos turísticos, além da capacitação direta sobre o destino para agentes de viagem”, detalhou o secretário Jura Filho.

Na hora de definir os eventos, a Setur prima pelos que garantirão melhores resultados ao estado. Assim, em 2013, entre as participações do Maranhão destaca-se a Feira Nacional da CVC, que reuniu todo o mercado brasileiro em São Paulo e que abriu o calendário anual de eventos no mês fevereiro.

Em março, o Maranhão esteve presente no Fórum Panrotas - Tendências do Turismo, principal evento de debates da indústria turística do Brasil, também ocorrido em São Paulo. O mês de abril foi marcado pela primeira edição da feira WTM-LA (World Travel Market Latin America), considerada a maior do mundo e que atraiu milhares de profissionais do setor para exposição de produtos e serviços.

O Maranhão também marcou presença com três salas específicas de treinamento bilíngue para operadores internacionais e uma sala exclusiva para treinamento de agentes de viagem dentro da Feira Braztoa, que este ano foi realizada paralelamente a WTM.

Neste mesmo período, a Setur esteve na principal bolsa de turismo do Nordeste, a Brazil National Tourism Mart (BNTM), realizada em Salvador e que contou com a participação de público de operadores internacionais.

No segmento específico de turismo de aventura, a Setur marcou presença no início deste mês da Adventure Fair, ocorrida em São Paulo. No Maranhão, aconteceu a Eco Adventure, realizado em Balsas, de 13 a 17 de abril. O objetivo foi promover o turismo regional.

Capacitações

O primeiro semestre, também, foi de capacitação voltada exclusivamente para operadoras e agências que comercializam o destino Maranhão. No total, foram capacitados cerca de 2.000 agentes de 46 operadoras nacionais.

Entre os mercados alcançados com o trabalho de qualificação, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Para o segundo semestre a expectativa é levar capacitações sobre o destino maranhense também aos mercados de Brasília, Rio Grande do Sul e Belém.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.