Operação Comboio

Polícia Federal cumpre mandado de prisão no interior do Maranhão

'Operação Comboio' foi deflagrada, nesta manhã, nos Estados do Mato Grosso, Pará, Tocantins e Maranhão. Mais de 50 mandados devem ser cumpridos.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h09

SÃO LUÍS – O Departamento de Polícia Federal cumpre, nesta manhã de quinta-feira (18), mandados de prisão e busca e apreensão por tráfico de drogas em quatro Estados, inclusive o Maranhão. A "Operação Comboio" foi deflagrada nos Estados do Mato Grosso, Pará, Tocantins e Maranhão. Ao todo, devem ser cumpridos 52 mandados de prisão, em grande parte a serem efetuadas no Estado do Mato Grosso. No Maranhão, apenas um mandado de prisão estava previsto para ser cumprido*.

O objetivo da operação é desarticular organização criminosa especializada no tráfico de entorpecentes adquiridos na Bolívia e distribuídos em vários Estados do território nacional. Aproximadamente, 200 policiais federais participam da operação. As investigações tiveram início há cerca de um ano, quando foi instaurado inquérito policial a partir do relatório de inteligência da "Operação Sentinela". No relatório, foram reunidas informações de que um grupo de indivíduos, voltados ao tráfico interestadual de cocaína, estaria atuando no Mato Grosso e enviando, de forma reiterada, carregamentos da referida substância entorpecente para os Estados do Maranhão e Pará. No Maranhão, de acordo com o superintendente regional da PF, Cristiano Barbosa Sampaio, os mandados estão sendo cumpridos no interior do Estado. Em contato com o Imirante na manhã desta quinta-feira, por telefone, ele reiterou que acredita que o Maranhão tenha servido de rota para o tráfico de entorpecentes.

No decorrer das investigações, foram efetuados 10 flagrantes, que resultaram na apreensão de, aproximadamente, 560 kg de cocaína e diversos automóveis, bem como na prisão de 13 pessoas, sendo a maioria delas caracterizadas como "mulas do tráfico". Todos os presos na operação estão sendo levados à DPF em Cáceres (MT) para serem interrogados e posteriormente encaminhados à cadeia pública local, onde permanecerão à disposição da Justiça.

Operação

A "Operação Comboio" recebeu o nome, segundo o DPF, em razão de que os veículos utilizados pelos principais integrantes possuíam equipamento de rádio comunicação, que, geralmente, é utilizado por motoristas que se comunicam entre si em caso de algum acidente, mas que, nesse caso, era utilizado pela quadrilha para facilitar o transporte de entorpecentes, de forma que possibilite aos "batedores" avisar quando avistarem barreiras policiais.

Ainda nesta manhã, a Superintendência Regional da Polícia Federal (SRPF) do Maranhão deve divulgar mais detalhes sobre o resultado da operação no Estado.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

* Inicialmente, o Imirante informou que seriam cumpridos vários mandados de prisão no Estado, informação que foi corrigida e devidamente atualizada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.