Maranhão

Roseana inicia Governo Itinerante com ações no interior

Divulgação/ Secom 07/04/2013 às 03h12

SÃO LUÍS - Com presença da governadora Roseana Sarney, de secretários de Estado e gestores de órgãos, as ações do Governo Itinerante serão iniciadas nesta segunda (8), simultaneamente, nos municípios de Bernardo do Mearim e Lima Campos, onde prosseguem na terça-feira (9). Ainda na Região do Médio Mearim, na quinta (11) e sexta-feira (12), será a vez de Lago dos Rodrigues e Lago do Junco receberem a caravana, que destaca a oferta de serviços para a população nas áreas de saúde, assistência social, educação, cultura, ciência, turismo, infraestrutura e agricultura, entre outros.

A agenda da governadora Roseana inclui visita a Bernardo do Mearim e Lima Campos, na segunda (8); e ida a Lago dos Rodrigues e Lago do Junco, na quinta (11). Entre os compromissos nas quatro cidades, estão entrega de hospitais, de barragem e vistorias a obras.De acordo com Roseana Sarney, o itinerante é uma forma de levar a estrutura dos serviços e ações do Estado aos 217 municípios maranhenses.

“O maranhense já conhece o Itinerante, que sempre teve aprovação absoluta da população. É uma forma de intensificar os serviços ofertados pelos órgãos estaduais e, também, de estarmos mais perto dos cidadãos em todas as regiões do Maranhão”, ressaltou a governadora Roseana.

O secretário de Programas Especiaise coordenador do Governo Itinerante, Clodomir Paz,ressalta que o trabalho tem a participação de todas as secretarias. “Durante toda a semana, secretários e dirigentes de órgãos estiveram reunidos para definir a programação de serviçosa serem executados nestes quatro primeiros municípios”, detalhou.

Ações

Durante dois dias, o Governo Itinerante vai realizar ações nas áreas de saúde, assistência social, direitos humanos, educação, segurança, agricultura, desenvolvimento social e muito mais, nos municípios de Bernardo do Mearim, Lima Campos, Lago dos Rodrigues e Lago do Junco, os primeiros contemplados com o trabalho. As secretarias de Estado e órgãos disponibilizarão serviços especializados, além de oficinas e palestras.

Aferição da pressão arterial e glicemia capilar são dois dos serviços que serão ofertados pela Secretaria de Saúde. A população terá acesso, ainda, a consultas de clínica médica e pediátrica. Na área de educação,haverá mobilização de parceiros institucionais e da sociedade civil organizada para oPacto pela Erradicação do Analfabetismo. No âmbito cultural, serão realizadas oficinas de artes plásticas, cênicas, músicas e leitura.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec) vai levar aos municípios o programa Cinema na Praça, com exibição de filmes nacionais. Haverá, também, o cadastro de empresas para o Programa Viva Estágio Primeiro Emprego, além daapresentação de experiências nas áreas de física, química e biologia. A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima)vai distribuir sementes selecionadas de feijão aos pequenos produtores. Os criadores da região terão acesso a palestras sobre febre aftosa, raiva, alimentos seguros e uso correto de agrotóxicos.

No âmbito da Secretaria os Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), a unidade móveldo Viva Cidadão vai oferecer os serviços de emissão de documentos (RG, CPF e Carteira de Trabalho) e do registro civil de nascimento. O Balcão de Direitos, uma parceria da Sedihc com a Defensoria Pública do Estado, dará orientações jurídicas e sobre defesa dos direitos do cidadão. A Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MA) também atuará no Itinerante com orientações e assistência ao consumidor.

A Feira da Agricultura Familiar, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), também, estará presente com a exposição da produção do município. Para as mulheres, o Itinerante preparou uma programação especial com atendimento psicossocial e jurídico, rodas de conversa, palestras sobre a Lei Maria da Penha e a Lei do Acompanhante, além do atendimento médico para prevenção do câncer ginecológico.

Municípios

Bernardo do Mearim será o primeiro município visitado pela governadora Roseana Sarney.Na cidade, acompanhada do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, ela entrega o Hospital Municipal com 20 leitos,mais uma unidade de saúde construída por meio do Programa Saúde é Vida. Em seguida, a comitiva visita obras de urbanização no município e confere os serviços oferecidos à população.

Já em Lima Campos,a agenda destaca visitas às obras do Centro Administrativo e do Balneário da cidade. Os serviços do Itinerante instalados em Lima Campos também serão vistoriados e acompanhados.

Na quinta-feira (11),o Governo Itinerante se instala nos municípios de Lago dos Rodrigues e Lago do Junco. No primeiro, a governadora Roseana, entre outras ações,inaugura a Biblioteca Municipal, que ganhará acervo de centenas de livros, CDs e DVDs.Já em Lago do Junco, será entregue o Hospital de 20 leitos do município e também uma Barragem, ação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima).

Governo Itinerante

O Governo Itinerante foi criado pela governadora Roseana Sarney no início da década passada,para levar ações das mais variadas áreas aos 217 municípios maranhenses. Nesta etapa,primeira deste ano, serão visitados 94 municípios, sendo quatro a cada semana de trabalho, podendo ser realizado duas vezes por mês. Além das equipes do Estado, as ações de itinerância contam com o apoio das prefeituras municipais.

Participam do Governo Itinerante as secretarias de Estado de Comunicação Social (Secom), de Programas Especiais, da Saúde (SES), de Educação (Seduc), de Infraestrutura (Sinfra), de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), de Assuntos Estratégicos (Seae), Assuntos Políticos (Seap), de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), de Cultura (Secma), de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), de Igualdade Racial (Seir), da Mulher (Semu), de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc), de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), de Segurança Pública (SSP), de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), de Trabalho e Economia Solidária (Setres), da Fazenda (Sefaz), de Articulação Institucional (Seai), de Juventude (Sejuv) e de Turismo (Setur), além da Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Defensoria Pública.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.