Exposição

Agrobalsas será realizada entre os dias 13 e 17 de maio

Uma das novidades da reunião, para discutir sobre a exposição, é que o evento voltará a ser realizado anualmente.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 12h10

SÃO LUÍS - O município de Balsas sediará no período de 13 a 17 de maio, a 11ª edição da Agrobalsas, considerada um dos mais importantes eventos agropecuários do Maranhão, sobretudo na chamada região Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). A realização do evento foi pauta de reunião que aconteceu, na manhã desta terça-feira (12), na sede do Sebrae, entre o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo, e o presidente da Fundação de Apoio ao Corredor de Exportação Norte (Fapcen), José Antônio Görgen com diversos órgãos e entidades que tradicionalmente participam da Agrobalsas.

Uma das novidades do evento que foi apresentada na reunião é a de que a Agrobalsas voltará a ser realizado anualmente, e não a cada dois anos, como estava acontecendo nas suas últimas edições. "Esse é um evento importante e o tema este ano vai focar na sustentabilidade, pesquisa e inovação. É preciso preservar nossos rios, nossas áreas de preservação ambiental e nossos ecossistemas e, principalmente, combater os desmatamentos e queimadas", ressaltou o secretário Cláudio Azevedo.

Ele lembrou que a Região Sul do Maranhão é responsável pela maioria da soja produzida no Estado, que este ano deve colher, de acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), 1,7 milhão de toneladas. "A previsão é de que o Maranhão produza 3,3 milhões de toneladas de grãos, um aumento de 13% em relação à safra do ano passado", enfatizou Cláudio Azevedo.

A grandiosidade da Agrobalsas é confirmada pelos números do evento do ano passado, quando superou as edições anteriores. "R$ 156 milhões foram comercializados com a venda de máquinas agrícolas, veículos leves e pesados, implementos, insumos e prestação de serviço e mais de 25 mil pessoas participaram do evento", informou a superintendente da Fapcen, Gisela Introvini, durante a apresentação do evento para os participantes da reunião.

A programação deste ano inclui a demonstração do parque de máquinas e equipamentos agrícolas para mostra internacional, com cursos, treinamentos, visitação e participação das escolas, vitrines vivas das principais culturas e animais, teatros, show artístico e musical e a realização do Maranhão Ecoadventure, uma feira de esportes, turismo e aventura.

O presidente da Fapcen, organizadora do evento, José Antônio Görgen, agradeceu a parceria da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima) e ressaltou que a Agrobalsas é, além de uma feira de agronegócio, um evento que traz uma visão de futuro. "A região produz muito, mas é preciso que sejam instaladas agroindústrias, que é outro segmento necessário para o beneficiamento da produção regional", avaliou.

Além do secretário Cláudio Azevedo e do presidente da Fapcen, José Antônio Görgen, também, participaram da reunião o diretor administrativo financeiro do Sebrae/MA, Raimundo Nonato Correa, e gestores e representantes da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faema/Senar), Secretarias de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Pesca e Aquicultura, e Meio Ambiente (Sema), Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), Instituto de Agronegócios do Maranhão (Inagro), Superintendência Federal da Agricultura e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).

O diretor geral da Aged, Fernando Lima, confirmou a presença do órgão na Agrobalsas. "Além dos trabalhos de fiscalização agropecuária, que inclui os animais, sementes e mudas, iremos realizar mais uma vez o projeto Fazendo Educação com palestras voltadas para a sustentabilidade, que é um dos temas da Agrobalsas 2013", antecipou.

Anel da Soja

Após a reunião sobre a Agrobalsas, o secretário Cláudio Azevedo e o presidente da Fapcen, José Antônio Görgen estiveram no gabinete da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) em reunião como secretário Luís Fernando Silva para falar sobre a pavimentação do Anel da Soja. "A governadora Roseana Sarney já anunciou que ainda este ano serão iniciadas as obras", informou o secretário da Sagrima.

O Anel da Soja é um projeto de pavimentação das estradas que circundam os grandes centros produtores de grãos da Região Sul do Maranhão. "Já temos toda uma estrutura de armazéns e de energia elétrica, mas estamos precisando urgente desse asfaltamento para escoar nossa produção", ressaltou José Antônio Görgen.

Cláudio Azevedo informou, ainda, que a governadora e o presidente do Senado Federal, José Sarney, solicitaram, também, o asfaltamento da BR 324, que liga os municípios de Ribeiro Gonçalves (Piauí), Balsas e Campos Lindos (TO). "O Ministério dos Transportes autorizou que o Departamento Nacional de Infra Estrutura de Transportes (Dnit) fizesse os estudos para viabilizar o asfaltamento desse trecho", afirmou Cláudio Azevedo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.