Educação

Projeto "A Cor da Cultura" deve ser implantado em escolas estaduais

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 12h11

SÃO LUÍS - O projeto "A Cor da Cultura" deverá ser implantado, ainda este ano, em diversas escolas da rede estadual de educação. Neste sentido foi realizada, nesta sexta-feira (1º), a primeira reunião de trabalho para o estudo de viabilidade da construção da parceria entre representantes da Secretaria de estado de Educação (Seduc) e do Canal Futura para que o Maranhão se torne um dos participantes da terceira edição do projeto.

A secretária-adjunta de Programas Especiais da Seduc, Conceição Andrade, manifestou o interesse em implementar o projeto nas escolas da rede estadual de ensino pela abrangência de sua pluralidade social.

"Embora tenha seu foco voltado para a valorização da cultura afro-descendente, o projeto, também, pode ser trabalhado com outras modalidades de ensino", observou Conceição Andrade depois de conhecer detalhes do projeto.

As representantes do Canal Futura Sandra Vale e Ana Paula Brandão, respectivamente, diretora executiva e coordenadora nacional, explicaram que "A Cor da Cultura" é um projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira e que se encontra na terceira edição,

A atual versão é fruto da parceria renovada em dezembro passado e terá 24 meses de duração. Nesta fase, serão credenciadas mais duas instituições formadoras para integrar o grupo de nove organizações sociais e universidades que são responsáveis, junto com o Canal Futura, pela formação de educadores e multiplicadores de redes de educação.

De acordo com a coordenadora nacional, Ana Paula Brandão, o projeto foi iniciado em 2004 e, desde então, tem realizado produções audiovisuais, ações culturais e coletivas que visam práticas positivas, valorizando a história deste segmento sob um ponto de vista afirmativo.

A Cor da Cultura é um projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira, fruto de uma parceria entre o Canal Futura, Petrobras, Centro de Informação e Documentação do Artista Negro (Cidan), a TV Globo e a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), MEC e Fundação Palmares.

Presentes à reunião de trabalho, a equipe técnica da secretaria-adjunta de Programas Especiais e a representante da Secretaria de Igualdade Racial, Jacinta Maria dos Santos, sinalizaram com a aprovação da parceria.

Ana Paula Brandão explicou, ainda, que a meta do projeto é criar materiais audiovisuais sobre história e cultura afro-brasileiras; valorizar iniciativas de inclusão, dando visibilidade a ações afirmativas promovidas pela sociedade; contribuir para a criação de práticas pedagógicas inclusivas. Esses são os objetivos maiores que compõem "A Cor da Cultura".

O projeto prevê uma série de ações culturais e educativas com foco na produção e veiculação de programas sobre o histórico de contribuição da população negra à sociedade brasileira. Esta produção, transformada em material didático, aplicado e distribuído às escolas públicas, deverá ampliar o conhecimento e a compreensão sobre a história dos afro-descendentes e histórica da África e, assim, contribuir para os objetivos previstos na Lei 10.639.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.