Saúde da mulher

Campanha 'Pense rosa' chega ao Maranhão

Lançamento ocorre na noite desta segunda-feira (26). Evento é aberto ao público.

Maurício Araya/Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h14

SÃO LUÍS – Com o objetivo de promover a conscientização sobre câncer de mama e sobre a importância da realização da mamografia, chega, ao Maranhão, a campanha "Pense rosa", iniciativa da empresária e fundadora da ONG Orientavida, Celeste Chad, e da empresária Patrícia Figueiredo. A campanha foi idealizada em 2009 e faz parte do movimento mundial "Outubro rosa", surgida na Califórnia (Estados Unidos), em 1997. O lançamento, no Maranhão, ocorre nesta segunda-feira (26), às 19h, no Pestana São Luís Resort Hotel, no Calhau. O evento é aberto ao público.

No Estado, a iniciativa tem como coordenadora a juíza federal Andréia Sarney Moruzzi, conta com a produção e apoio local de Rafaela Albuquerque e Raphael Saldanha e apoio do governo federal e Banco do Brasil. "O objetivo é a gente mobilizar e conscientizar as mulheres acima de 40 anos sobre a importância da realização da mamografia anual, para a detecção precoce do câncer de mama. A campanha faz parte de um movimento mundial de combate ao câncer de mama. A ideia é mobilizar a sociedade civil, órgãos públicos e empresários para perceber que o câncer de mama, hoje, é a segunda causa de morte feminina. Entre os cânceres, é a primeira causa de morte entre as mulheres", disse, à reportagem do Imirante, a empresária Patrícia Figueiredo.

Entre as ações previstas, está a realização de mutirões de mamografia, acompanhamento de mulheres e caminhadas. O exame é a principal estratégia para diagnóstico precoce do câncer de mama. "Você detectar o câncer quando ele está em fase inicial garante acesso a um tratamento adequado, com maior chance de cura. Dependendo do tipo de câncer, você tem até 95% de chance de cura. Existe uma estatística, hoje, de que um em cada cinco novos casos de câncer de mama já apresenta metástase, isso significa que ele já foi detectado tarde", completa a empresária.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.