Congresso

Aberto oficialmente Congresso de Medicina em São Luís

O encontro reúne até sexta-feira (6), mais de cinco mil profissionais de todo o país.

Imirante.com

- Atualizada em 27/03/2022 às 12h20

SÃO LUÍS - A governadora Roseana Sarney e o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, prestigiaram, na noite desta quarta-feira (4), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, a abertura do I Congresso Maranhense de Medicina.

Reunindo mais de cinco mil profissionais de todo o país, o encontro propicia, além da atualização profissional e do intercâmbio de informações, espaço para debates sobre a saúde, incluindo as políticas públicas para o setor. A solenidade de abertura também foi marcada pela entrega a personalidades da Medalha do Mérito da Saúde Pública.

 A governadora Roseana Sarney participa da solenidade oficial de abertura. Foto: De Jesus / O Estado
A governadora Roseana Sarney participa da solenidade oficial de abertura. Foto: De Jesus / O Estado

“É uma satisfação muito grande para o Maranhão receber todos esses profissionais da Medicina em um evento com a adesão de quase 6 mil médicos representantes de todos os estados brasileiros. Trata-se de um momento importante para o Maranhão, estado que está implantado um amplo sistema integrado de saúde, construindo e entregando à população hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e realizando outras ações de impactos positivos, somando mais de R$ 3 bilhões em investimentos no setor”, ressaltou.

Roseana Sarney também destacou a abrangência do Congresso. “Este evento é uma grande oportunidade para a troca de conhecimento e informações e o consideramos um dos mais importantes do calendário alusivo às comemorações do aniversário de 400 anos de São Luís”, afirmou a governadora.

O secretário Ricardo Murad destacou a grandiosidade do encontro, que engloba três grandes eventos na programação: XXI Congresso de Cirurgia Minas-Brasil 2012, XIV Conclave Brasileiro de Academias de Medicina e a Reunião Ordinária dos Secretários Estaduais de Saúde. “Estamos recebendo aqui grandes expoentes da Medicina no Brasil e por essa razão consideramos este encontro uma oportunidade extraordinária. Temos a certeza de que está sendo uma experiência muito produtiva para os participantes. Aqui, estaremos discutindo importantes temas e trocando informações valiosas para o futuro da Medicina brasileira”, disse o secretário.

Ricardo Murad também assinalou as ações realizadas pelo governo estadual visando melhorias no setor em todo o Maranhão, com destaque para o programa Saúde é Vida. “Temos certeza de que os médicos levarão do Maranhão a certeza de que estiveram em um estado que está investindo em saúde, ofertando unidades de saúde de qualidade e com padrão técnico que nada deixam a desejar ao que há no restante do país”, declarou Ricardo Murad.

Bastante concorridos, os eventos têm aprovação dos participantes, que elogiaram a iniciativa do governo. O médico otorrino Edgar Resende Almeida, representante do Estado de São Paulo, disse que avalia o encontro como muito profícuo. “É uma experiência produtiva porque aqui temos reunidos profissionais de todo o Brasil e de diferentes áreas da Medicina. É uma ótima oportunidade para discutirmos sobre variados temas e principalmente sobre as doenças do novo século”, destacou Edgar Resende Almeida.

Medalha

Na solenidade, também foi entregue a Medalha do Mérito da Saúde Pública, pela governadora Roseana Sarney e pelo secretário Ricardo Murad. A honraria foi concedida a personalidades brasileiras que têm prestado relevantes serviços à saúde pública.

Entre os condecorados, o subsecretário de Estado da Saúde, José Márcio Leite, também presidente da Academia Maranhense de Medicina e do I Congresso Maranhense de Medicina. Também receberam a homenagem o presidente da Federação Brasileira de Medicina, José Leite Saraiva, e o presidente de honra do 21º Congresso de Cirurgia Minas-Brasil 2012, Alcino Lázaro da Silva.

Presentes à solenidade de abertura o presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto Luís Dávila; o deputado Magno Bacelar, representando o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo; o deputado André Fufuca, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa; secretários de Estado e outras autoridades.

Programação

Com promoção do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e integrando as comemorações em torno do quarto centenário de São Luís, os eventos dentro do Congresso, acontecerão simultaneamente até sexta-feira (6). A programação acontece no Hotel Pestana (Calhau), Rio Poty Hotel (Ponta d’Areia) e Hotel Luzeiros (Ponta do Farol).

O XIV Conclave Brasileiro de Academias de Medicina será aberta nesta quinta-feira (5), às 15h. A programação geral inclui conferências, simpósios satélite, mesas redondas e cursos em diferentes áreas. Presidentes de academias de Medicina do Brasil participarão discutindo temas diversos, entre eles relação médico-paciente e o dilema da relação público-privado no sistema de saúde brasileiro.

Iniciado na terça-feira (3), o XXI Congresso de Cirurgia Minas-Brasil 2012 disponibiliza curso avançado de urgência em cirurgia da obesidade. A programação está dividida em quatro módulos: entendendo a cirurgia; complicações mais frequentes da gastroplastia em Y de Roux; complicações da gastrectomia vertical e banda gástrica ajustável; e urgências nutricionais e psíquicas. Casos reais também serão discutidos.

Os eventos incluem cursos ministrados por importantes cirurgiões, entre eles Arthur Belarmino Garrido Júnior (Universidade de São Paulo), Marcelo Gomes Girundi (Minas Gerais), Henrique Eloy Bueno Câmara (Minas Gerais), Renan Catarina Tinoco (Rio de Janeiro), Josemberg Campos (Pernambuco), Otaviano Augusto de Paula Freitas (Minas Gerais), Adriano Segal e Fábio Jatene (São Paulo).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.