Direitos da Criança

Violência doméstica contra crianças preocupa autoridades no Maranhão

Esse será um dos assuntos em discussão na 'Conferência Estadual dos Direitos da Criança'.

Maurício Araya/Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h20

SÃO LUÍS – O Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (CEDCA) do Maranhão realiza, a partir desta segunda-feira (11), no Espaço Renascença, bairro Renascença II, em São Luís, a "IX Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente". O objetivo é debater e contribuir para a Política Estadual e o Plano Decenal dos Direitos de Crianças e Adolescentes. O evento prossegue até quarta-feira (13) – saiba mais sobre o evento.

De acordo com a presidente do CEDCA, Luísa Oliveira, a conferência reúne representantes de Conselhos Tutelares de, pelo menos, 103 municípios que realizaram conferências municipais. "Essa conferência diz respeito às diretrizes e orientações do Plano Decenal, que traça estratégias de implementação das políticas de crianças e adolescentes no Estado. Essa política, hoje, é nacional, com diretrizes de cumprimento estatutário e, principalmente, do sistema de garantias de direitos. Então, nós vamos lançar um mapeamento desse sistema de garantias de direitos no Estado do Maranhão", afirmou em entrevista ao Imirante na manhã desta segunda-feira.

No Maranhão, segundo o CEDCA, os casos que mais preocupam são os relacionados à violência doméstica, violência sexual contra crianças e adolescentes e cultura de trabalho doméstico. "Existe, ainda, uma grande dificuldade, no Estado, de coordenar essa política no interior. Os municípios têm autonomia, é ente federativo, tem, então, força de implementação e execução de uma política pública, não somente no tratamento das violações, quanto na prevenção", finaliza.

A entrada na "IX Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente" é gratuita e aberta ao público em geral.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.