Semana Santa

Aeroportos do país registram 12,7% de atraso em voos neste início de manhã

Maurício Araya/Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h23

SÃO LUÍS – O aeroporto Marechal Cunha Machado em São Luís registrou, até às 6h desta segunda-feira (9), atraso em 27,3% dos voos domésticos. Dos onze voos programados, três tiveram atraso superior a 30 minutos nas operações. Em todo o país, o índice chega a 12,7%, de acordo com o sistema on-line da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Na Sexta-feira Santa (6), o índice de cancelamentos das companhias aéreas registrados nos 66 aeroportos da rede Infraero foi 74,51% inferior em comparação a 2011. A expectativa da Infraero era de que, até o domingo de Páscoa (8), aproximadamente dois milhões de passageiros tenham passado pela rede de aeroportos em todo o país durante o feriado prolongado.

Orientação aos passageiros

De acordo com a Infraero, o passageiro tem alguns direitos quando o voo sofre atraso. Nos casos de atraso de voo, o passageiro tem direito de exigir da empresa aérea a prestação de assistência material. A partir da primeira hora de atraso, a companhia aérea é obrigada a disponibilizar facilidades de comunicação, como internet ou telefonemas. A partir de duas horas de atraso, o passageiro tem direito a alimentação adequada e proporcional ao tempo de espera até o embarque (voucher, lanche, bebidas, etc.).

Se o voo estiver atrasado mais de quatro horas ou for cancelado, a empresa aérea deverá oferecer as seguintes alternativas: reacomodação em outro voo da mesma empresa, na primeira oportunidade, sujeita a disponibilidade de lugares; remarcação do voo para data e horário da conveniência do passageiro; ou reembolso integral, incluindo a tarifa de embarque. Outras orientações podem ser obtidas no site da Infraero.

Consulta de voos

O balanço sobre a situação dos voos é atualizado à cada hora pela Infraero. Para consultar a situação do seu voo, o passageiro deve acessar o site da Infraero na internet.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.