Maranhão

Cônsules alemães conhecem as possibilidades de negócio do Porto do Itaqui

Representantes do governo do Estado foram convidados para visita a Alemanha.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h36

SÃO LUÍS - Em visita, nesta quarta-feira (22), ao presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária, Luiz Carlos Fossati, o cônsul geral da República Federal da Alemanha no Nordeste, Thomas Wulfing, e o cônsul honorário em Fortaleza, Dieter Gerding, conheceram a infraestrutura do porto público maranhense e as possibilidades de negócio entre o seu país e o Maranhão.

Além do convite para que o Porto do Itaqui participe do Encontro Econômico Brasil-Alemanha 2011, que será realizado no período de 18 a 20 de setembro, no Rio de Janeiro, os cônsules querem que o governo estadual e empresários locais visitem a Alemanha este ano para prospecção de novos negócios, parcerias e acordos bilaterais.

O cônsul geral destacou que o Maranhão tem como vantagens espaço, clima e proximidade dos mercados consumidores internacionais. O Itaqui, que atualmente movimenta cerca de 13 milhões de toneladas por ano, deverá chegar a 25 milhões de toneladas em 2015, especialmente pelo aumento da demanda por carga geral, celulose, soja e carga em contêiner. A partir daí, outros dois berços devem estar construídos.

O estudo de viabilidade técnica do projeto já está sendo desenvolvido pela Agência Internacional de Cooperação Japonesa (JICA).

“O Porto do Itaqui é hoje um indutor de desenvolvimento do Maranhão e da região. Temos que dar suporte a esse crescimento e buscar novas parcerias”, disse Fossati se referindo às obras de expansão e reforma do porto e aos novos empreendimentos em instalação ou previstos para os próximos anos no estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.