Caso Tamires

Deputados falam sobre morte de Tamires em Campestre

Tamires Vargas morreu dentro de uma delegacia do município de Campestre por susposto enforcamento.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h40

SÃO LUÍS - O deputado Carlinhos Amorim (PDT) e a deputada Eliziane Gama (PPS) apresentaram um breve balanço sobre a ida da Comissão de Direitos Humanos aos municípios de Campestre e Porto Franco para colher informações acerca da morte da jovem Tamires Pereira Vargas, ocorrida dentro de uma delegacia por suposto enforcamento.

Elizane Gama, que preside a comissão, disse que ficou clara a quantidade exorbitante de contradições nos depoimentos dos quatro policiais militares, dos delegados, familiares, presos e do carcereiro que recebeu Tamires na noite da sua morte. Todos os deputados presentes são testemunhas de tais contradições.

Caberá à deputada Gardênia Castelo (PSDB) fazer o relatório da visita. Também participaram da tomada dos depoimentos os deputados Antônio Pereira, Léo Cunha e Valéria Macedo. Eliziane informou que a ida dos parlamentares a Porto Franco e Campestre também serviu para constatar a precariedade no sistema de segurança pública no Maranhão.

A deputada Eliziane ressaltou que foram várias as manifestações de revolta da comunidade pela forma abusiva e arbitrária que a polícia militar utilizou ao tentar conter a manifestação de centenas de pessoas contra a morte da jovem. A polícia negou que tenha sido utilizada arma letal, mas um vereador da cidade entregou à comissão de parlamentares dois projéteis de fuzil calibre 762 que teriam sido utilizados pelos policiais durante a manifestação.

Mais mortes

Outra informação importante obtida pela comissão é que a jovem teria sido a terceira pessoa a, supostamente, cometer suicídio dentro de delegacia de Campestre. “É algo que esta virando até rotina naquela cidade”, disse Eliziane.

A Comissão de Direitos Humanos vai solicitar ao Conselho Regional de Medicina (CRM) que ratifique ou não os laudos expedidos até o presente momento pelo Instituto Medico Legal em relação à morte da Tamires, que apresenta característica de suicídio.

O deputado Carlinhos Amorim acrescentou que a comissão realizou visita à cela na qual Tamires foi encontrada morte, além de reunião na igreja onde os parlamentares puderam ouvir uma multidão sensibilizada com tudo o que ocorreu. “A população teve oportunidade de se manifestar, externando a sua indignação com o fato, algo extremamente nebuloso que, sem dúvidas, chocou. Causa surpresa a direção que está sendo dada ao inquérito que apura este caso”, afirmou o parlamentar.

Para Carlinhos Amorim, ficou evidente a truculência da Polícia Militar contra os moradores que saíram pelas ruas da cidade apenas para manifestar a sua indignação e prestar solidariedade aos familiares da Tamires.

Com as informações da Ascom/Assembleia Legislativa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.