Política

Vice-governador participa de Fórum de Governadores

Imirante 21/02/2011 às 08h19

SÃO LUÍS - O vice-governador Washington Luiz participa, nesta segunda-feira, (21), do 12º Fórum de governadores do Nordeste, representando a governadora Roseana Sarney.

A chegada da presidenta Dilma Roussef ao evento, que ocorrerá no Centro de Convenções do Hotel e Resort Dioro, na Ilha de Santa Luzia, município de Barra dos Coqueiros, está confirmada para as 11h30.

O vice-governador desembarcou na capital sergipana acompanhado no Fórum pelos secretários Fábio Gondim (Planejamento), Cláudio Trinchão (Fazenda), Carla Georgina (Comunicação Social), entre outros assessores.

Na reunião do Fórum, Washington Luiz Oliveira terá lugar de destaque na mesa de autoridades e estará sentado ao lado do governador do Ceará, Cid Gomes. Já na entrevista coletiva, prevista para final do evento, o vice-governador estará próximo do governador de Sergipe e anfitrião do evento, Marcelo Déda.

O Fórum, que tem como slogan, “Nordeste Unido, Brasil Forte”, terá uma pré-abertura às 9h30 pelos governadores. As discussões iniciais terão pelo menos uma hora de duração e terão uma pausa para que o governador Marcelo Déda se desloque até o aeroporto para receber a presidenta Dilma Rouseff, que estará acompanhada de ministros e assessores.

A chegada de Dilma Roussef ao local do evento está previsto para as 11h30, onde irá se reunir reservadamente com os governadores. Após esse encontro com os chefes dos Executivos Estaduais, que deve durar 30 minutos, será instalado oficialmente o XII Fórum de Governadores do Nordeste.

O Fórum terá como tema central “O Governo Dilma Rousseff e o Nordeste”, sendo esta a primeira oportunidade para a presidenta expor seus planos de continuidade do desenvolvimento para a região. Além desses, outros temas conjunturais de interesse comum serão apresentados e discutidos pelos governadores.

Por recomendação da governadora Roseana Sarney, que não pode participar do Fórum devido ter se submetido a uma cirurgia de emergência, o vice-governador Washington Luiz entregará à presidenta Dilma Rousseff o “Plano Integrado de Educação Profissional do Maranhão”.

- Trata-se de um Plano ousado que pretende qualificar milhares de maranhenses para atendimento da demanda por mão de obra que está sendo gerada pelos grandes investimentos em andamento e os projetados para o estado nos próximos cinco anos - frisou o vice-governador.

Washington Luiz entregará aos colegas governadores o documento “O Maranhão e a Nova Década – Oportunidades e Desafios”, cujo conteúdo apresenta o potencial do estado, que conseguiu atrair investimentos de mais de R$ 100 bilhões para os próximos cinco anos.

Pela primeira vez no Nordeste

Em sua primeira viagem de trabalho ao Nordeste depois de tomar posse, a presidenta Dilma Rousseff vai se encontrar nesta segunda-feira (21) com governadores preocupados com o corte de R$ 50 bilhões no Orçamento da União para este ano, anunciado pela equipe econômica do governo.

Ela participa em Aracaju (SE) do 12º Fórum dos Governadores do Nordeste, que reunirá os nove gestores dos estados da região, mais o governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia.

De acordo com o governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), que organizou o encontro deste semestre, a preocupação é principalmente garantir a continuidade dos programas iniciados no governo de Luiz Inácio Lula da Silva que tiveram um impacto grande na região. Os governadores planejam entregar a Dilma uma agenda de trabalho com as prioridades em comum.

O documento, organizado por Déda e por Cid Gomes (PSB), do Ceará, vem sendo encarado como um novo plano de desenvolvimento para o Nordeste na área social e econômica e elenca interesses comuns aos nove estados, além das vocações de cada um.

Participarão do encontro, além de Déda e Cid, Eduardo Campos (PE), Rosalba Ciarlini (RN), Teotônio Vilela (AL), Jaques Wagner (BA), Washington Luís (MA), Ricardo Coutinho (PB), Wilson Martins (PI) e Anastasia (MG).

O Fórum de Governadores do Nordeste vem se tornando palco privilegiado das discussões políticas da região, principalmente após a extinção da Superintendência Nacional de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em 2001. Essa é uma das razões para que o governador de Minas Gerais seja convidado a participar, já que a região mais setentrional e pobre de Minas fazia parte da área da Sudene.

Os encontros vêm sendo realizados periodicamente há quatro anos e este de Aracaju é o primeiro com a nova composição política. O ex-governador de Minas Aécio Neves foi convidado em outros encontros, mas não compareceu. Já Anastasia confirmou presença.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.