Maranhão

Prefeitos intensificam a campanha pela presidência da Famem

Cinco pré-candidatos intensificaram a campanha para a eleição da entidade no início do ano.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h44

SÃO LUÍS - Mesmo sem ter ainda oficializado suas candidaturas para a eleição que ocorrerá em data não definida entre os dias 15 de janeiro e 15 de fevereiro, cinco pré-candidatos a presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem) intensificaram a campanha nos últimos dias. Os prefeitos José Mário (São João dos Patos), Júnior Marreca (Itapecuru-Mirim), Socorro Waquim (Timon), Jerry Adriani (São Roberto) e Haroldo Leda (Lago do Junco) saíram em campo em busca de votos e garantem que a idéia inicial de buscar um consenso já é uma opção praticamente descartada.

Os cinco pré-candidatos a presidente da Famem têm em comum o desejo de comandar a entidade que representa os municípios maranhenses e o fato de integrarem a base aliada do governo Roseana Sarney. Inicialmente, a idéia era buscar o consenso, mas, com a aproximação do prazo para inscrição de chapas, que começa dia 3 de janeiro, eles admitem estar cada vez mais distante a possibilidade de chapa única.

Os motivos são os caminhos que cada pré-candidato vem seguindo para tentar se viabilizar. Os prefeitos de municípios menores buscam o apoio dos colegas que comandam cidades com a mesma estrutura. Esse é o caso de José Mário, de São João dos Patos, que tem percorrido o estado pedindo votos e foi lançado pela Associação dos Municípios do Médio Sertão Maranhense, cujos prefeitos assinaram um manifesto em favor da sua candidatura.

- Estamos buscando o apoio de prefeitos de cidades menores, como é o nosso município. Dessa forma, queremos formar uma chapa com prefeitos de cada região do Maranhão. Acredito que teremos êxito, já que os municípios pequenos são a maioria - afirmou José Mário.

Conferindo a quantidade de pequenas cidades no Maranhão – com população próxima à de São João dos Patos (24,9 mil habitantes) e que somam quase 160 dos 217 municípios do estado – José Maria, se conseguir se viabilizar por esse caminho, chegará a ter o apoio de mais de 70% dos prefeitos maranhenses.

Diferente da estratégia do prefeito de São João dos Patos, Júnior Marreca busca apoios mostrando projetos que fariam da Famem a entidade que contribuiria em todos os aspectos com os chefes dos Executivos municipais. Ainda como pré-candidato, ele visita vários municípios mostrando propostas para ajudar os prefeitos a administrar suas cidades em áreas como saúde, educação e infra-estrutura.

Na conversa com cada gestor, Júnior Marreca também usa o discurso da experiência a seu favor. “Eu sou um velho conhecido da Famem já que fui vice-presidente da entidade além de ser prefeito reeleito que me garante uma vasta experiência”, afirmou Marreca.

O discurso da experiência também é o caminho seguido pela prefeita de Timon, Socorro Waquim, que exerce o segundo mandato em uma das maiores cidades do estado. Os cargos ocupados por ela como secretária, deputada estadual e coordenadora regional do segundo governo de Roseana Sarney também são destacados na estratégia de viabilização de sua candidatura. Ela também prega que quer ser a primeira mulher a comandar a Famem.

“Tenho uma vasta experiência, já entrei na disputa uma vez, mas em nome do meu grupo recuei. Desta vez não pretendo ter a mesma atitude porque acredito que tenho todas as condições de comandar a Famem e fazer da entidade uma força a favor de cada município”, garantiu Socorro Waquim.

O Estado não conseguiu contato telefônico com os pré-candidatos Jerry Adriani e Haroldo Leda.

Pré-candidatos não abrem mão de disputar o cargo

Como todos os pré-candidatos garantem que conseguirão se viabilizar e vão disputar a presidência da entidade, o consenso está praticamente descartado. Socorro Waquim decidiu concorrer e não mais desistir da sua candidatura, como fez na disputa anterior, em favor de Júnior Marreca.

“Estou com minha candidatura posta e não tenho a menor intenção de, recuar porque hoje vejo uma situação completamente diferente. No passado, retirei minha candidatura em nome de um grupo, mas agora não. Todos os pré-candidatos são da base aliada da governadora Roseana Sarney e todos têm a mesma condição de disputa. Isso não significa que há racha em nosso grupo, mas que temos muitas propostas”, afirmou Socorro Waquim.

José Mário também acredita que consenso é uma opção pouco atraente devido aos apoios que vem recebendo. “Consenso? Só se for em torno do meu nome. Minha candidatura está posta e pretendo ir até o fim da disputa”, garantiu o prefeito de São João dos Patos.

O prefeito de Itapecuru-Mirim garante que em menos de dois dias conseguiu mais de 60 assinaturas de prefeitos que aderiram à sua candidatura. Mesmo assim, Júnior Marreca ainda prefere acreditar que é possível evitar a disputa. “Ainda há bastante tempo para a inscrição de chapas e até lá o consenso vai depender da viabilização de cada um”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.