Maranhão

PDZ irá adequar o Itaqui para transformações econômicas no Maranhão

Trabalho foi iniciado em novembro com a coleta de dados e diagnóstico operacional.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h44

SÃO LUÍS - PDZ irá adequar o Itaqui para transformações econômicas no MaranhãoO Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto do Itaqui (PDZ) está sendo revisado para acompanhar as mudanças econômicas pelas quais o Maranhão deverá passar nos próximos anos. Serão feitas novas estimativas de cargas e os impactos que essas operações deverão ter sobre as instalações, equipamentos, infraestrutura e o meio ambiente, além dos investimentos necessários para adequar o porto maranhense ao futuro.

O trabalho foi iniciado em novembro com coleta de dados e diagnóstico operacional e deve ser finalizado em fevereiro de 2011. Depois de concretizado o levantamento preliminar, está sendo realizado um workshop com a comunidade portuária com o objetivo de apresentar os primeiros resultados e solicitar colaboração na obtenção dos dados necessários às etapas seguintes do trabalho.

A Planave, empresa responsável também pelo PDZ dos portos de Suape (PE), Vila do Conde (PA) e Sepetiba (RJ), fará em seguida a projeção de cargas visando atender novos empreendimentos no Maranhão num horizonte de até 20 anos. Um novo encontro será realizado para apresentar as informações e discutir a atual estrutura disponível no porto. Em trabalho de campo realizado no mês passado, a equipe da Planave reuniu-se com empresas como Granel Química, Vale, NNSX, Transpetro, Temmar, Pedreiras Transportes, Costa Norte e COPI.

“O PDZ faz recomendações de como o Itaqui deverá se organizar e se desenvolver até 2030”, explicou a consultora da Planave, Marta Fornari. Isso inclui estabelecer áreas de expansão, cargas possíveis de operar, multiuso dos berços, melhorias operacionais, diagnóstico ambiental, além de recomendação de equipamentos, melhorias na produtividade e procedimentos.

Todo esse ordenamento, entre outros aspectos, terá que contemplar, por exemplo, a operação de novas cargas em contêiner, cimento; importação de carvão para o projeto Onça-Puma da Vale e para UTE Porto do Itaqui, além do Projeto do Terminal de Grãos do Maranhão (TEGRAM). Estes são alguns dos novos negócios que contam com a infraestrutura portuária para deslanchar.

O PDZ anterior, elaborado pela DTA Engenharia, foi atualizado em 2008 e aprovado pelo Conselho de Administração Portuária (CAP) no ano passado. As projeções feitas servem como base para planejamentos futuros e devem ser periodicamente revisadas, assim como ter flexibilidade para acompanhar as mudanças que ocorram no campo da economia.

Fonte: Emap

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.