Alcântara

CLA fará lançamento de dois foguetes de treinamento

A operação Fogtrein I começou no dia 19 e vai até o dia 6 de agosto.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h51

SÃO LUÍS - Desde o dia 19 de julho, o Centro de Lançamento de Alcântara deu início a Operação Fogtrein I - 2010, que se estenderá até o dia 06 de agosto.

Nesta operação estão previstos os lançamentos de dois foguetes: um Foguete de Treinamento Básico – FTB, tendo como finalidade o treinamento operacional do Centro de Lançamento, e um Foguete de Treinamento Intermediário – FTI Experimental, visando a avaliação do projeto de desenvolvimento do veículo, incluindo o motor e sua carga útil.

Ambos são fabricados pela empresa nacional AVIBRAS, que busca, com essas operações, a obtenção de dados para qualificação e certificação do veículo.

O lançamento do foguete de treinamento básico está previsto para o dia 26, às 8h e o do foguete de treinamento Intermediário para o dia 2 de agosto, também às 8h.

Esses lançamentos vão contar com a participação de profissionais do Centro de Lançamento de Alcântara, em conjunto com profissionais do Centro

de Lançamento da Barreira do Inferno.

Segundo o CLA, nos dias dos lançamentos toda área marítima e aérea vão ser interditadas por medidas de segurança. Também haverá sobrevôos de esclarecimento de área pela aeronave P-95 – Bandeirante Patrulha, do 3º Esquadrão do 7º Grupo de Aviação, Esquadrão Netuno. A Operação conta ainda com apoio de equipe de resgate e salvamento do 1º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação, Esquadrão Falcão, equipados com os helicópteros UH-1H.

As informações são do Centro de Lançamento de Alcântara.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.