Terceira vez

Eleitores de São Francisco do MA voltam às urnas neste domingo

Nova eleição suplementar no município elegerá o prefeito para os próximos dois anos e meio.

Itevaldo Jr./ O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h51

SÃO FRANCISCO DO MA - Pela terceira vez em 18 meses, os 8.530 eleitores de São Francisco do Maranhão (750 Km de São Luís) voltam às urnas, neste domingo (18), para eleger o prefeito da cidade. Essa é a segunda renovação de eleição, depois da cassação do mandato do ex-prefeito Jônatas Alves de Almeida (PDT) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), que levou à nulidade de mais da metade dos votos totalizados no município.

Concorrendo pela terceira vez consecutiva, o candidato democrata Francisco Ademar dos Santos, o Chico Pechó (DEM), disputa com o vereador Valdivino Alves Nepomuceno (PDT) quem administrará São Francisco do Maranhão pelos próximos dois anos e meio. A primeira eleição suplementar havia ocorrido em fevereiro deste ano.

Em 2008, Chico Pechó perdeu a eleição por seis votos para o pedetista Jônatas Almeida. Na renovação da eleição há seis meses, o democrata venceu o petista Neto Soares (PT) por uma diferença de 1.121 votos. Esta é a sexta eleição suplementar realizada em municípios maranhenses, após as eleições de 2008.

Chico Pechó disputa a eleição pela coligação "A Vontade do Povo" e tem como vice Benedito Tavares (PMDB). Já Valdivino Alves Nepomuceno é da coligação "A Força Que Vem do Povo" e seu vice é Reginaldo Nunes dos Santos (PV).

Sem conversa

O candidato do PDT disse, no primeiro contato, que não concederia entrevista a O Estado. Recuou em seguida afirmando que falaria por telefone, até as 11h de ontem, mas não atendeu às três ligações telefônicas. Uma pessoa identificada como Elir, que seria um dos coordenadores da campanha de Valdivino Alves, também não atendeu aos telefonemas.

O Estado esteve no povoado Tapera, onde reside os pais de Valdivino Alves, mas ele não foi localizado. Uma afilhada do candidato identificada como Antônia disse que o pedetista teria viajado para o interior e retornaria somente hoje para São Francisco do Maranhão.

Chico Pechó, por sua vez, está confiante na vitória. Apontado como favorito, ele afirmou não agüentar mais eleição. Até 2008, o democrata não havia disputado nenhum pleito. "Disputar três eleições em um ano e meio ninguém aguenta. Mas estou muito confiante na vitória, como estive nas duas anteriores. Uma me tomaram na fraude e a outra eu ganhei, mas o TRE e o TSE não se entenderam", afirmou.

O democrata disse que votará no início da manhã de hoje. Chico Pechó vota na escola Sebastião Pereira de Carvalho, no povoado Mimoso (60 Km da sede). Ele contou que votará acompanhado do candidato a vice-prefeito Benedito Tavares (PMDB).

Caso eleito, Chico Pechó afirmou que ajustar as contas da Prefeitura de São Francisco, melhorar as estradas vicinais e o transporte escolar, e implantar sistemas de abastecimento de água nos povoado são as prioridades.

Ele disse que a saúde financeira do município está comprometida e trabalhará para recuperá-la rapidamente. "Faltou gestão à Prefeitura. Vamos trabalhar para ajustar as contas, vamos pagar os funcionários e planejar para fazermos os investimentos em saúde, educação, esportes e infra-estrutura que a população tanto espera", assegurou o democrata.

Na educação, melhorar urgentemente o transporte escolar e trocar as escolas de palha por prédios de alvenaria é o mote do discurso do candidato do DEM. "O transporte escolar é muito ruim. Os alunos vão para a escola debaixo de uma poeira danada. Resolverei isso de imediato. Tem ainda muita escola de palha nos povoados, vamos construir outras para que os alunos possam estudar em condições dignas", afirmou o democrata.

Na cidade que tem cerca de 30 povoados, o candidato do DEM contou que sistemas de abastecimento de água, a construção e a recuperação de estradas vicinais ainda são as demandas mais exigidas pela população da zona rural.

"As estradas que tinham no município acabaram. Temos aqui uns dois trechos onde passam os caminhões, mas à maioria dos povoados o transporte não chega. A dificuldade de acesso é muito grande", afirmou Pechó.

O presidente da Câmara Municipal, Maurício Cardoso e Silva, é quem administra São Francisco do Maranhão desde janeiro deste ano. Em setembro de 2009, o pleno do TRE-MA decidiu pela cassação do mandato de Jônatas de Almeida por compra de votos, com doação de bombas e perfuração de poços artesianos nos povoados de Patos e Buritizinho, em São Francisco do Maranhão. O pedetista ainda foi acusado de distribuir sacos de cimentos no dia da eleição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.