Você quer saber

Veja dicas para se livrar de golpes comuns pelo celular

Mensagens são quase sempre as mesmas: remetente anuncia que dono do celular foi premiado.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h53

SÃO LUÍS - Os golpes estão cada vez mais frenquentes e a cada dia os criminosos inventam um novo método para a prática desse crime. É bom estar com a atenção redobrada e tomar cuidado para não cair em um golpe. Com 39,7% dos votos, "Como se livrar de golpes" foi o assunto vencedor do quadro Você quer saber desta semana.

Veja, ao lado, na reportagem de Dalva Rêgo e Zacheu Júnior.

As mensagens são quase sempre as mesmas: o remetente anuncia que o dono do celular foi premiado. Nesta, o suposto prêmio é um carro o quilômetro e mais R$ 30 mil. No torpedo, a recomendação é ligar para um número com DDD do Ceará de um telefone fixo residencial. E tem ainda a senha, neste caso, é 2010.

Pode parecer incrível, mas muita gente ainda cai nesse golpe de estelionato, já tão conhecido. A reportagem e a produção da TV Mirante ligou para um dos estelionatários para mostrar o que ocorre. Um homem atende. Após a primeira tentativa, a produção retorna a ligar. Aparentemente, o mesmo homem atende o celular. Ele imita o formato usado nas promoções de televisão, cita a empresa pelo nome completo, usa slogans e até técnicas de telemarketing, embora também cometam algumas inevitáveis escorregas no português. O golpista ainda chega ao cúmulo de falar em segurança para a produtora. Na sequência da conversa, o homem faz perguntas sobre onde a vítima mora e se tem filhos. São exatamente essas informações que os bandidos depois usam para aplicar outro golpe: o do falso sequestro. A conversa se alonga por quase 10 minutos e dá voltas por caminhos que seriam até engraçados, se não se tratasse de um golpe contra a boa fé das pessoas. Finalmente, ele pede que sejam comprados três recargas de celulares de várias operadoras. Estabelece que R$ 10 é o valor mínimo para cada uma. E diz que espera na linha.

Na reportagem, você viu que um golpe que está sendo praticado usando o nome da promoção Torpedão Campeão. A Rede Globo reitera que a promoção Torpedão Campeão é realizada pelas operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo. A Rede Globo é apenas produtora e exibidora dessa campanha. Para dúvidas e informações mais específicas, você deve entrar em contato com a Central de Atendimento da sua operadora ou acessar o site da promoção, www.torpedaocampeao.com.br. Nele você encontra todas as informações sobre a promoção, inclusive a lista dos ganhadores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.