Maranhão

Belágua forma Conselho Comunitário de Segurança

Os Conselhos de Segurança fazem parte de um projeto social de iniciativa do governo federal.

Rodrigo Saraiva

Atualizada em 27/03/2022 às 12h53

SÃO LUÍS - O município de Belágua foi a 51ª cidade a ser contemplada com a formação dos Conselhos Comunitários de Segurança no interior do Maranhão. Neste final de semana, a Secretaria de Segurança Pública – SSP esteve presente para que, junto com lideranças comunitárias locais, concluíssem mais uma etapa do projeto. Este 51º Conselho formou 64 membros da comunidade belaguense das quais 30 tornaram-se eleitos somando-se ainda, à representatividade de um membro nato da Polícia Militar da região.

Os Conselhos Comunitários de Segurança fazem parte de um projeto social de iniciativa do governo federal, por meio do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) e Secretaria de Estado de Segurança Pública, que visa capacitar pessoas da própria comunidade onde moram para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de problemas comunitários de segurança, além de promover campanhas educativas de cooperação entre lideranças locais.

Os conselheiros são moradores voluntários que após um treinamento específico sobre Segurança Pública e Direitos Humanos, trabalharão em conjunto com as policias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, em sua localidade. Todos os representantes da comunidade receberam da Secretaria de Segurança, o certificado de conclusão do curso capacitando-os para iniciar os trabalhos, além de camisas, botóns e carteiras de identificação. Estes, somente recebem a formação após um intensivo trabalho que envolve a mobilização da comunidade em geral em toda a região, a sensibilização por parte dos representantes da sociedade civil organizada em atuar voluntariamente no projeto e por fim, a capacitação com oficinas, cursos, palestras e debates formativos em temas recorrentes à Segurança Pública.

Para Eline Araújo da Mata, coordenadora do Conselho Comunitário de Segurança de Belágua, desde o início da implantação da campanha social na cidade, ainda durante a mobilização, as lideranças locais já se mostravam atuantes à frente da iniciativa do projeto. "Desde o começo nós já vínhamos atuando junto com o Conselho Tutelar, promovendo palestras nas escolas e associações de bairros em Belágua, com temas como doenças sexualmente transmissíveis; o mal que as drogas trazem e prostituição infantil. Agora que já estamos formadas e capacitadas vamos visitar todos os povoados da região para sondar os problemas existentes e junto com a Polícia Militar, procurar resolvê-los", declarou animada a nova conselheira belaguense.

Autoridades

Estiveram presentes na cerimônia de formação do Conselho em Belágua, o secretário adjunto de Modernização Institucional, coronel William Romão; o coordenador estadual de Polícia Comunitária, tenente-coronel Odair dos Santos; o vice-prefeito da cidade, Raimundo Nonato Ferreira da Costa; o presidente da câmara municipal, Janilson Vieira Alves; o secretário municipal de Administração, José Augusto; o comandante da 04ª Companhia Independente de Polícia Militar, major Edvaldo Mesquita; o assessor especial do deputado estadual Raimundo Cutrim, convidado da Secretaria de Segurança, Valmir Abreu; além de outros secretários municipais, vereadores e dezenas de representantes da sociedade civil organizada da região.

"Esta participação representa pessoas com determinação querendo exercer sua verdadeira cidadania num processo voluntariado e democrático em torno da mobilização popular, contribuindo para o crescimento direto e indireto do município. Agora, a população de Belágua tem voz e vez", pronunciou-se o tenente-coronel Odair dos Santos.

"O respeito mútuo junto ao convívio amistoso com o incentivo real da Secretaria de Segurança constitui-se num canal privilegiado para os anseios da comunidade belaguense. Esses cidadãos são agora, agentes pregadores dessa nova vida de segurança e filosofia. Um entendimento que deve ser diariamente promovido numa harmonia comunitária e voluntária", afirmou o secretário municipal de Administração José Augusto.

Janilson Vieira Alves, presidente da Câmara Municipal, disse que os Conselhos ao mesmo tempo atuam num trabalho de prevenção, educação, orientação e conscientização essencial para a sociedade. Ele agradeceu ainda, pela entrega por parte do governo do estado, da nova viatura policial totalmente equipada e modernizada que segundo ele, vai "contribuir significativamente nos trabalhos". E finalizou dizendo que Belágua está bem representada no quesito Segurança Pública.

O secretario adjunto William Romão, encerrou a cerimônia enfatizando ser essa uma iniciativa de transformação do serviço de Segurança Pública aplicado aos anseios do cidadão. "Uma polícia chamada de polícia cidadã. Precisamos trabalhar mais na prevenção e com os conselhos comunitários de Segurança, a população adquire uma ferramenta forte e eficaz nesse sentido, para um aprimoramento das ações e consequentemente redução criminal. Cada vez mais estamos necessitando desenvolver estratégias com a participação de toda a sociedade. Esse é um conceito promissor de uma solidificação da gestão participativa com formação da cidadania para um estado de harmonia socialmente plena e democrática", explanou Romão.

Resultados

O município de Belágua faz parte da circunscrição de Chapadinha, município da Baixada maranhense com cerca de 85 mil habitantes. De acordo com o major Edvaldo Mesquita, comandante da 04º CI da PM daquela localidade, o município registra 8 meses sem homicídios. Ainda segundo ele, a participação da instituição em conjunto com a população é um dos motivos para que a segurança do município esteja em evidencia, já que em Chapadinha o Conselho Comunitário já existe desde o ano passado.

Além deste, há ainda, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), que promove palestras sócio-educativas aplicado pela Policia Militar nas escolas públicas a alunos das 4ª e 6ª séries do Ensino Fundamental, com temas como prevenção à violência, uso de substâncias entorpecentes com aplicação de flúor e distribuição de cestas básicas. "São atividades que dão certo em qualquer localidade. Isto é um exemplo de sucesso, conseqüência do estreitamento dos laços entre as forças policiais, a participação escolar e a atuação da sociedade em geral", conclui Romão.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública/Governo do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.