Timbiras

Prefeitura de Timbiras terá de pagar multa milionária

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h56

TIMBIRAS - A Prefeitura de Timbiras terá de pagar uma multa milionária, aplicada pelo Ministério Público do Maranhão (MP), no governo municipal anterior. A multa foi determinada pela Justiça para forçar o Município a fechar o lixão localizado no Bairro Piçarreira, e abri-lo em outro local, na periferia da cidade, e longe de área residencial.

A multa diária é de R$ 1 mil e já vem sendo aplicada há mais de dois anos porque o governo, mesmo o do atual prefeito, Nonato da Casa Lima, não interditou nem mudou o lixão de lugar, como manda a sentença.

Por causa da proximidade de residências, a menos de 200 metros do lixão, as crianças brincam no local, à procura de restos de alimento ou objetos jogados no lixo. O mau cheiro também incomoda os moradores que não param de reclamar da situação do local.

Novo local

Somente agora, o secretário municipal de Meio Ambiente, Ribamar Melo, com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, está procurando um novo local para o lixão da cidade. Por enquanto, não há nenhuma previsão para a construção de um aterro sanitário.

Segundo o secretário, Timbiras não tem condições de manter um aterro sanitário como requer as normas de saúde para este caso.

“Aterro sanitário é feito em terreno distante de área residencial, riachos ou rios. Precisa de drenagem especial para o chamado chorume, que é o líquido produzido pelos resíduos sólidos, e também de uma camada compactada, impermeável, para evitar a contaminação dos lençóis freáticos da região onde se localiza”, explicou o secretário de Meio Ambiente.

Lixão

- Lixão é a disposição final de lixo sem qualquer tratamento. É o meio que mais causa danos ao homem e ao meio ambiente e - pasmem! - é o mais usado no Brasil!

- Mais de 90% do lixo em todo o país é jogado ao ar livre. Essa lixarada toda traz vários problemas. Primeiro, junta bichos que podem causar doenças e até epidemias, como ratos, baratas, moscas e mosquitos. Depois, causa um cheiro absolutamente nojento, que maltrata tanto a população quanto o turismo, se for uma cidade que vive disso.

- Muito grave também é o fato de que a decomposição do lixo gera o chorume, um líquido que contamina o solo, o ar e os recursos naturais de água. Ou seja, as populações mais ou menos perto dos lixões podem estar bebendo e usando água contaminada, sem saber!

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.