Judiciário

Esforço concentrado vai instruir e julgar mil processos em maio

Atualizada em 27/03/2022 às 12h56

SÃO LUÍS - Uma grande ação vai mobilizar o 4º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo (Cohab) no dia 15 de maio, quando esforço concentrado de juízes e servidores do Poder Judiciário promete instruir e julgar 1.000 processos em tramitação na unidade. O Fórum Desembargador Sarney Costa, no Calhau, foi definido como local dos trabalhos que começam às 8h10 e se estendem até 16h10.

A Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) pretende movimentar cerca de 200 pessoas entre magistrados, secretários judiciais, oficiais de justiça e digitadores para viabilizar o projeto, informa o coordenador estadual dos Juizados Especiais, juiz José Gonçalo de Sousa Filho.

Segundo ele, 50 salas do Fórum do Calhau já estão reservadas para o evento. A expectativa é garantir entre 70 e 80 salas para que 50 audiências ocorram a cada 20 minutos, naquele dia. "Esse é o projeto", diz José Gonçalo.

Para o êxito da operação, a Corregedoria disponibilizará policiais para garantir a segurança do fórum e equipe médica para o atendimento ao público. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Maranhão, será comunicada sobre detalhes do esforço concentrado.

Minimutirões

O titular do 4º Juizado, juiz Cícero Dias de Sousa Filho, diz que o número de processos em tramitação no Juizado soma, atualmente, cerca de 5.000. Desses, 1.140 são processos físicos. Com base no volume de processos o coordenador dos Juizados sugeriu a ação que recebeu o apoio imediato do corregedor Antonio Guerreiro Júnior.

Cícero Dias agendou para os dias 23 e 30 de abril, e 7 de maio, minimutirões que pretendem reduzir o número de processos para os 1.000 agendados. A maior demanda contempla a Cemar, operadoras de telefonia e instituições financeiras.

As informações são da Corregedoria Geral da Justiça.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.