Olímpiadas do Conhecimento

Maranhense ganha prêmio nacional de inovação no Rio de Janeiro

Jacirene França de Souza conquistou o prêmio Inova, entregue durante as Olímpiadas do Conhecimento.

Sidney Pereira, especial para o Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h58

RIO DE JANEIRO - A maranhense Jacirene França de Souza conquistou, hoje (13), no Rio de Janeiro, o prêmio Inova, entregue durante as Olímpiadas do Conhecimento, a maior competição do ensino profissional nas américas. Jacirene apresentou no Rio Centro, zona sul do Rio de Janeiro, o resultado de uma pesquisa que permite o uso do couro de pescada amarela pela industria de confecções. Foram expostos vários produtos feitos com a pele de pescada – como vestido e bolsas femininas.

Jacirene utililizou um tanquinho de lavar roupas no processo de aproveitamento do couro de pescada amarela e venceu projetos inovadores importantes apresentados por pesquisadores de vários países: o Rio de Janeiro, por exemplo, apresentou uma cadeira de rodas cuja movimentação é acionada por comando de voz.

Foto: Manoel Costa/TV Mirante

Elito Hora, diretor do Senai recebeu o prêmio pela instituição. Foto: Manoel Costa/TV Mirante.

"O prêmio demonstra que a gente tem criatividade, tem inteligência e potencial para chegar em qualquer lugar" – comemorou Jacirene, que, além do troféu, ganhou um computador da Apple Corel 2 duo 15 – um dos melhores do mercado. E a unidade do Senai do Maranhão conquistou um projetor multimídia. Elito Hora, diretor do Senai, recebeu o prêmio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.