Maranhão

Camarão apreendido pelo Ibama é doado a entidades

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 13h00

SÃO LUÍS - Seis toneladas de camarão que foram apreendidas terça-feira pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) no município de Conceição do Lago-Açu foram distribuídas entre escolas, creches e associações comunitárias, em São Luís.

Os mariscos, que foram pescados de forma irregular na época do defeso (período de reprodução dos animais), estavam acondicionados em uma carreta com destino ao Amapá, onde seria comercializados.

O período do defeso começou dia 15 de dezembro e se estende até 15 de março. Durante esta época, é proibida a pesca do camarão. Segundo a analista ambiental do Ibama, Taise Varão Ribeirão, o município de Conceição do Lago-Açu é o maior produtor desse tipo de camarão (da água doce) no Maranhão, o que justifica a grande quantidade do produto apreendido em uma só operação de fiscalização.

“Os camarões foram pescados de forma irregular nos rios Pindaré e Mearim. O município de Lago-Açu é o maior produtor desse tipo camarão no estado. Por isso, foi apreendida essa quantidade. A nossa operação foi realizada na noite de terça-feira e toda essa carga iria para o Amapá”, informou Taise Ribeirão.

Ainda segundo a analista ambiental, a operação foi motivada por uma denuncia anônima. “Essa operação de apreensão aconteceu por uma coincidência. Nós estávamos no município de Conceição do Lago-Açu para uma campanha educativa em uma aldeia de pescadores. Depois de um telefonema anônimo, nós partimos para o local informado e pegamos os infratores de surpresa”, comentou.

A diretora da Associação Nossa Senhora de Nazaré, do bairro Tibirizinho, Maria de Nazaré Araújo, estava ontem à tarde no 24º Batalhão de Caçadores, no bairro João Paulo, para tentar receber parte do camarão apreendido. Eu recebi um telefonema do Ibama e resolvi vir até aqui. Esse camarão vai ajudar muito a nossa associação, que é bastante carente”, declarou Maria de Nazaré.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.