Saúde

Porto do Itaqui recebe kits de prevenção da H1N1

Os kits serão distribuídos estrategicamente no porto.

Atualizada em 27/03/2022 às 13h05

SÃO LUÍS - Quatorze kits de higiene preventiva contra a gripe suína chegaram essa semana à Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap). Eles serão distribuídos estrategicamente nas áreas de maior circulação do porto. A encomenda foi feita pelo Comitê de Prevenção contra o Vírus H1N1 do Itaqui, criado este ano, do qual fazem parte também as agências de navegação, o órgão gestor de mão de obra (Ogmo), além da Anvisa, Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão (SES), Secretaria de Saúde do Município de São Luís, hospitais de referência, Pan Diamante, Hospital Geral e Materno Infantil.

A orientação para a criação do Comitê é da Anvisa para todos os aeroportos e portos brasileiros. Por serem locais considerados de risco, com entrada e saída de pessoas de todos os lugares do mundo, esses espaços precisam ter no estoque os kits de higienização, com álcool gel e saboneteira, para a prevenção do vírus.

De acordo com o presidente do Comitê, Alberto Carvalho Costa, coordenador de Saúde e Segurança do Trabalho da Emap, a prevenção vai continuar acontecendo, apesar de o alarde ter diminuído em relação à pandemia. “Estamos no verão, mas a gripe é sazonal. O EUA, por exemplo, ainda está às voltas com os crescentes casos do vírus. Precisamos nos prevenir caso ela volte mais forte no período chuvoso”, orientou.

A Emap também contribuiu com o Dia D, campanha de prevenção contra a gripe H1N1, que aconteceu no início de novembro em São Luís. A mobilização atingiu a Praça Deodoro, Parque Botânico da Vale e os cinco Terminais de Integração de Transporte. Em todos esses pontos foram distribuídos panfletos informativos e distribuídos kits de prevenção da H1N1.

Nas próximas semanas, a Emap irá comunicar os funcionários sobre os kits e orientar sobre a prevenção. As reuniões do Comitê de Prevenção contra o Vírus H1N1 do Porto do Itaqui ocorrem mensalmente, com a participação de todos os órgãos envolvidos e coordenação da Emap.

Desde o início do surto no país, nenhum caso foi registrado na empresa. No Maranhão, a SES confirmou 30 pessoas com gripe suína, em 2009.

Localização dos kits dentro da Emap:

- Prédio Administrativo - um na recepção, um na entrada de funcionários, um na praça de alimentação, um entre auditório e a sala de videoconferência e um no ambulatório.

- Área externa - dois na portaria, um no setor de cadastro, dois no armazém, um na oficina, um no ambulatório externo, um na manutenção, e um no prédio de operações.

As informações são da Emap.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.