Remédios

Medicamentos para transplantados em falta no MA

Sidney Pereira/ TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h08

SÃO LUÍS - A Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão está tendo que recorrer ao Piauí para conseguir os medicamentos excepcionais destinados a pacientes transplantados e promete entregar, a partir de amanhã, os remédios que estavam em falta.

Três tipos de medicamentos usados por transplantados estão em falta: Tracolimus, Sirolimus e Micofenolato Sódico. A falta desses remédios teria sido provocada por problemas nos processos de licitação.

Eunice depende de dois remédios para evitar a rejeição do rim que recebeu em transplante há quase três anos. Depois de várias tentativas sem sucesso, hoje ela voltou à farmácia estadual de medicamentos excepcionais, com a esperança de conseguir os remédios. Recebeu apenas um tipo, que não é encontrado em farmácias comuns e que custa cerca de dois mil reais a caixa.

O outro remédio, Micofenolato Sódico, quase do mesmo valor, ainda não chegou por aqui. Agora o medo é da rejeição do órgão e da volta às sessões de hemodiálise.

Outros medicamentos também estão em falta: Seu Pedro precisa de um remédio excepcional para continuar o tratamento de asma. A caixa de Bedametasona, recomendado pelo médico, com 40 comprimidos custa 54 reais. Ele que está desempregado, precisa de três caixas por mês.

Mas, uma falha na distribuição ainda compromete o atendimento aos pacientes. O Governo de Brasília prometeu enviar nesta sexta-feira (2) para o Maranhão mais um lote de medicamentos especiais para transplantados. Assista à reportagem da TV Mirante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.