Recomendação CNJ

Boas práticas são implantadas na 1ª Vara de Coroatá

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h08

SÃO LUÍS - A 1ª Vara da comarca de Coroatá (268 km de São Luis) iniciou a implantação de medidas de boas práticas, atendendo a recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Corregedoria Geral de Justiça.

O juiz Alexandre Lopes de Abreu, titular da Vara, se reuniu com servidores, no di 22, para debater e expor dificuldades e também identificar idéias e sugestões para solucioná-las. Foram definidas duas medidas, que já são colocadas em prática.

A primeira refere-se à criação de fluxogramas que ilustrem as fases de cada tipo de processo de competência da unidade. Eles permitirão acompanhar, por etapas, as fases de cada ação, seguir o trâmite e identificar possíveis equívocos, aumentando a segurança dos atos praticados pelos servidores. O fluxograma inicialmente será inserido em três ações: juizado cível, processos criminais e ações cíveis ordinárias.

A segunda medida refere-se a um formulário padrão de certidão, impresso no verso dos mandados distribuídos aos oficiais de justiça para cumprimento. No formulário, o oficial de justiça preencherá os dados da diligência realizada, utilizando, inclusive, códigos referentes às mesmas.

De acordo com o juiz da 1ª Vara Coroatá, Alexandre Lopes de Abreu, o objetivo é agilizar a devolução dos mandados, visto que muitas vezes a demora consiste na falta de equipamentos para registro da certidão. “A adoção de boas práticas visa ao atendimento de recomendações do CNJ e à melhoria do atendimento ao jurisdicionado”, explica.

As informações são do Tribunal de Justiça.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.